São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Irritado com pênalti ignorado, dirigente pede punição ao árbitro e diz que é melhor dar a taça logo ao Corinthians

Após falha de juiz, Inter insinua armação

DA REPORTAGEM LOCAL

O erro do árbitro Márcio Rezende de Freitas, que deixou de dar um pênalti e expulsou Tinga, levou o Internacional a apontar uma conspiração para dar o título do Brasileiro ao Corinthians.
A diretoria do clube gaúcho já vinha dizendo que o rival de ontem era beneficiado desde a anulação pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva dos 11 jogos do Nacional deste ano apitados por Edilson Pereira de Carvalho (envolvido em escândalo de arbitragem e hoje banido do futebol).
Para o presidente do Internacional, Fernando Carvalho, o árbitro e o tribunal esportivo mudaram o campeonato. Enfático, ele mostrou estar revoltado.
"É melhor dar a taça logo para o Corinthians. É uma vergonha. O Corinthians é um grande time e não precisa disso. É de se indignar", reclamou o dirigente.
A princípio, a diretoria do time gaúcho não pretende tomar nenhuma medida em relação à falha de Freitas por entender que não há como modificar o resultado de campo. Mas pedirá a punição do juiz. "Houve um prejuízo incalculável para o Inter", lamentou o presidente do clube.
O técnico Muricy Ramalho foi ainda mais longe. Além de atacar duramente a arbitragem de ontem, fez insinuações a respeito da parceria entre MSI e Corinthians.
"Precisamos estar atentos a investimentos, essas coisas, porque se começar assim, daqui a pouco, vai ter um time só."
O treinador acha que a diretoria deveria tomar alguma medida. Sobre o juiz, disse que foi o melhor em campo, em favor do Corinthians. "Ele [Freitas] não teve coragem de dar o pênalti. O campeonato já estava manchado. E ele manchou de novo", lembrou, referindo-se às anulações das partidas apitadas por Carvalho.
A decisão do STJD de invalidar aqueles jogos permitiu que o Corinthians conquistasse quatro pontos a mais. Por causa dessa alteração, o time está três pontos à frente do clube gaúcho -estaria um atrás sem os replays.
"Todo mundo viu. Já teve o negócio das anulações dos jogos. É muito erro", comentou o atacante Rafael Sobis. Destaque do Inter, o jogador disse ter ouvido o zagueiro Betão, do Corinthians, admitir que houve a penalidade de Fábio Costa sobre o colega Tinga.
Protagonista do lance, Tinga também afirmou que o goleiro o derrubou. "Se perguntarem aos jogadores de defesa do Corinthians, eles vão confirmar."
Para Tinga, cuja expulsão alterou o panorama da partida, o Inter será duplamente campeão se conseguir inverter a situação atual e ganhar o Brasileiro.
Outro que se mostrou revoltado foi o atacante Fernandão. Para ele, se o lance era duvidoso, Tinga não deveria ter sido expulso. "É incrível como os erros sempre são a favor deles [corintianos]."
Longe do Pacaembu, também repercutiu a atuação de Freitas.
Houve manifestação dura da diretoria do Santos, que foi prejudicado pelo juiz na decisão do Brasileiro, em 1995. Na ocasião, ele não marcou impedimento do atacante Túlio, do Botafogo, em lance que definiu o campeão.
"É ladrão, é homem do esquema da CBF, do STJD. O esquema da CBF prejudica o futebol", afirmou Francisco Lopes, diretor de futebol do clube. "O Márcio Rezende prejudica o futebol brasileiro." (EDUARDO ARRUDA, MÁRVIO DOS ANJOS E RODRIGO MATTOS)

Texto Anterior: Maloqueiro e sofredor: Após briga, torcida esquece "é campeão"
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.