São Paulo, terça-feira, 21 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morte e vandalismo marcam festejos do título

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O excesso da torcida santista provocou cenas de violência na comemoração do título brasileiro em Santos, no litoral de São Paulo.
Mesmo antes do fim do jogo, torcedores começaram a lotar a praça da Independência, no Gonzaga, tradicional reduto de comemorações da cidade.
A Polícia Militar estima que cerca de 10 mil torcedores se reuniram no local. Por volta das 20h de anteontem, Uellington Lopes dos Reis, 22, morador de Diadema, no Grande ABC, morreu depois de cair de um caminhão e ser atropelado por um ônibus. Ele foi levado para a Santa Casa de Santos, mas não resistiu aos ferimentos.
"Foi um acidente causado por imprudência do torcedor. Muitas das ocorrências foram registradas por abuso de droga lícita, que é o álcool", disse o Coronel da PM, Cláudio Marques Trovão.
Outro homem, identificado pela polícia como Mário Antonio Paula Júnior, 19, foi espancado por um grupo de torcedores. Segundo a polícia, ontem ele continuava no pronto-socorro central da cidade, em estado grave.
O delegado-seccional de Santos, João Jorge Guerra Cortez, afirmou que a polícia está investigando o caso. "Já foi registrado boletim de ocorrência, o inquérito policial já foi instaurado, a vítima está identificada e sabemos que um dos autores é da Torcida Jovem."
De acordo com Cortez, foram feitos 26 boletins de ocorrência durante a madrugada. "Tudo relacionado às comemorações."
Entre as ocorrências, há lesões corporais, furtos de celulares, danos e atos de vandalismo.
Ônibus foram depredados, vidros, quebrados, e alguns comerciantes tiveram, inclusive, que fechar as portas mais cedo.
Um dos shoppings localizados no Gonzaga fechou a porta que dá acesso pela avenida Floriano Peixoto por precaução.Anteontem, 200 homens da PM trabalharam na segurança da comitiva da delegação do Santos, na Vila Belmiro e na praça da Independência. De acordo com a polícia, esse número foi suficiente para esses eventos. (MC)


Texto Anterior: Clube diz que tem prazo para manter técnico
Próximo Texto: Basquete - Melchiades Filho: A liqüidação de Natal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.