São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contusões no Mundial serão indenizadas

DO ENVIADO A ZURIQUE

A Fifa anunciou ontem que vai indenizar clubes de jogadores que se machucarem durante a Copa do Mundo da Alemanha, no ano que vem, e que tiverem que ficar parados por causa da lesão.
É a primeira vez que a medida vai valer num Mundial. Trata-se de uma resposta da entidade máxima do futebol à crescente pressão dos dirigentes dos principais times europeus, que se queixam dos danos financeiros que têm ao ceder seus atletas às seleções.
Segundo a Fifa, foi criado um fundo de 15 milhões de francos suíços (cerca de R$ 27 milhões), correspondente a 15% da premiação total paga pela entidade às seleções, de 300 milhões de francos suíços (aproximadamente R$ 540 milhões), para ser utilizado com eventuais indenizações.
Para que as equipes tenham direito à compensação, o jogador será examinado por uma junta médica da Fifa, que avaliará a extensão da contusão e o período em que deverá permanecer inativo.
O pagamento só cessa quando o atleta retomar suas atividades no clube.
O dinheiro do fundo que não for utilizado será repartido entre as seis confederações.
O presidente Joseph Blatter descartou, porém, que a Fifa pague aos clubes parte do salário dos atletas enquanto eles tiverem servindo às seleções.
Explicou que isso já é uma atribuição das confederações continentais, muito embora muitas delas não cumpram a determinação.
A Fifa informou também que há três estádios da Copa da Alemanha que ainda apresentam problemas -a disputa terá início em 9 de junho.
O de Frankfurt, cujo teto retrátil ainda apresenta goteiras quando chove (problema ocorrido na final da Copa das Confederações entre Brasil e Argentina), e os de Nuremberg e Kaiserslautern. De acordo com a Fifa, os dois apresentam pequenos problemas estruturais.
Uma missão da entidade vai à Alemanha em janeiro para verificar as medidas que estão sendo tomadas pelo comitê organizador, presidido por Franz Beckenbauer, para sanar os problemas. (FV)

Texto Anterior: Futebol: Copa no Brasil ainda é só desejo, diz Blatter
Próximo Texto: Cartola festeja título do São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.