São Paulo, sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

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milionários

Corinthians e Palmeiras enchem cofre

No mesmo dia, os dois clubes anunciam vultosos contratos de patrocínio e superam os valores pagos ao rival São Paulo

Fiat pretende injetar cerca de R$ 19 milhões por ano no Parque Antarctica; Medial Saúde chega com R$ 16,5 milhões ao Parque São Jorge


Robson Ventura/Folha Imagem
No Palmeiras, Adriane Galisteu veste a nova camisa do Pameiras


EDUARDO ARRUDA
RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A fama do São Paulo de clube mais valioso do trio de ferro paulistano caiu por terra. Ontem, Corinthians e Palmeiras fecharam patrocínios cujas cifras superam a do adversário com a LG, que rende R$ 16 milhões/ano ao clube do Morumbi, atual bicampeão nacional.
Com os R$ 16,5 milhões da Medial Saúde, o Corinthians ganha um alívio financeiro até maio. O clube já esgotou o caixa proveniente da venda do meia Willian (cerca de R$ 30 milhões). A diretoria estava preocupada porque, com os adiantamentos feitos, as receitas dos direitos de televisão só começarão a cair em maio de 2008.
O acordo de um ano com o plano de saúde renderá cerca de R$ 1,4 milhão por mês aos cofres do Parque São Jorge, que se fia em certas estratégias para ampliar as receitas. Entre elas, criar um plano médico específico para os torcedores.
Como revelou a Folha, o clube prevê receitas de R$ 90 milhões em 2008, 50% mais do que arrecadou neste ano.
O acerto com a Medial foi feito em poucas horas. O presidente Andrés Sanches tinha praticamente aceitado a oferta do Magazine Luiza quando foi procurado por um intermediário da empresa de saúde.
Pediu a ele que não fechasse pelos R$ 15 milhões oferecidos pela rede comercial, que entrará com força no mercado paulistano a partir de março e apostava no Corinthians como principal arma de marketing.
Andrés ouviu a proposta da Medial: R$ 16,5 milhões, além de bônus de R$ 2 milhões por título conquistado. Mais: a possibilidade de poder vender as mangas da camisa. Se isso ocorrer, avalia o cartola, o Corinthians terá o maior patrocínio de um clube brasileiro.
Só havia mais uma exigência do cartola para fechar: a cor da logomarca da nova parceira, que é verde, teria de ser mudada na camisa corintiana. Termo aceito, negócio concluído. A Medial estampará a cor preta no uniforme da equipe.
A empresa substituirá a Samsung, que rompeu acordo com o Corinthians porque pretendia reduzir pela metade os US$ 485 mil pagos por mês.
"Conseguimos um parceiro que, em 24 horas, aceitou firmar o maior contrato de patrocínio de camisas do Brasil. Espero que um dia nosso irmão Flamengo consiga um contrato como esse", provocou o vice de marketing do clube alvinegro, Luiz Paulo Rosemberg.
O Palmeiras também enxerga no acerto de R$ 19 milhões com a italiana Fiat um respiro para a sua saúde financeira. Até outubro, a dívida estimada em 2007 era de R$ 10 milhões.
Nenhum dos lados quis divulgar os valores do contrato de um ano, renovável por mais dois. Serão cerca de R$ 12 milhões para o futebol e mais R$ 7 milhões em projetos sociais, totalizando os R$ 19 milhões/ ano. Cada título conquistado renderá bônus de R$ 2 milhões.
A marca aparecerá na frente e no verso da camisa, apresentada ontem pela apresentadora e modelo Adriane Galisteu.


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