São Paulo, segunda, 21 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Distrito Federal volta a disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro após 13 anos de afastamento
Botafogo (SP) e Gama jogam Série A em 99

da Reportagem Local

O Botafogo (SP) e o Gama, do Distrito Federal, serão as duas novidades da Série A do Campeonato Brasileiro no ano que vem.
As duas equipes garantiram suas vagas na última rodada do quadrangular final da Série B, ontem.
O Botafogo venceu a Desportiva (ES) por 5 a 1, enquanto o Gama bateu o Londrina (PR) -3 a 0.
Com os resultados, o Gama conquistou, pela primeira vez em sua história, o título da Série B, a segunda divisão do Brasileiro.
A última participação do time do Distrito Federal na elite do futebol brasileiro foi em 1980. O Botafogo estava afastado desde 1983.
O Gama será o único clube da região Centro-Oeste na Série A de 99, já que o Goiás foi rebaixado.
A ascensão do Gama representa também a volta do Distrito Federal ao Brasileiro após um afastamento de 13 anos (seu último representante foi o Sobradinho, em 86).
O sucesso do Gama, time da cidade-satélite homônima de Brasília, também corrige, em parte, uma "distorção": o Brasil não tem nenhum representante de sua capital na primeira divisão -fato único entre países campeões mundiais.
O bom desempenho do Botafogo no torneio nacional contrasta com seu fracasso na Série A-2 do Campeonato Paulista, em que não ficou nem entre os quatro primeiros.
Neste ano, o Botafogo passou a administração de seu departamento de futebol ao consórcio Futinvest, formado pela Brunoro Sports e pelo banco Axial.
"Temos um planejamento pé-no-chão. Vai ser um time médio, baseado nos atuais jogadores. Mas eu não gosto de falar em entrar para não cair", disse José Carlos Brunoro, presidente da Brunoro Sports, sobre a equipe de 99.
²
Emoção Todas as quatro equipes chegaram à rodada final dependendo apenas de si para se classificar.
No jogo de Ribeirão Preto, Rogério, Taílson, Jó, Marquinhos e Carlão marcaram para o Botafogo, e Carlinhos fez para a Desportiva.
A vitória do time paulista foi fácil. Aos 26min do primeiro tempo, já vencia por 3 a 0. "A gente não esperava isso", disse Taílson.
No Distrito Federal, os gols do Gama foram marcados por Renato, William e Nei Bala.

Diminuição Apesar de quatro equipes (Goiás, Bragantino, América-MG e América-RN) terem sido rebaixadas para a Série B neste ano, apenas duas foram promovidas.
Isso porque a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está reduzindo o número de times no principal torneio do futebol.
Neste ano, 24 times disputaram a Série A. No ano que vem, serão 22. A entidade deseja que o torneio tenha 20 clubes até o ano 2000.
Com o "emagrecimento" do Brasileiro e o sucesso do Botafogo, São Paulo aumentará sua participação na Série A em 99: terá 36% dos clubes, contra 33% neste ano.
O número de times paulistas (oito), de qualquer forma, seguirá igual, já que o Bragantino caiu.
Na Série B, o Estado de São Paulo repetiu o bom desempenho que vem tendo nos últimos anos.
Desde 96, uma equipe paulista consegue ascender à Série A.
Na Série C, o domínio paulista é ainda maior: desde 94 um time do Estado tem sido promovido.
A ascensão do Botafogo reforça também um bom momento para o interior paulista, que terá três clubes na Série A em 99.
Fora os paulistas, apenas os gaúchos têm um representante do interior no Brasileiro (o Juventude).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.