São Paulo, Sábado, 22 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Após dizer que mudaria a escalação, técnico decidiu manter time intocável para enfrentar o Equador
Luxemburgo assume risco na seleção

SÉRGIO RANGEL
enviado especial a Londrina

O técnico da seleção brasileira, Wanderley Luxemburgo, pôs fim ao mistério e manteve todos os titulares para o segundo jogo da seleção no Pré-Olímpico, contra o Equador, amanhã à tarde, no estádio do Café, em Londrina.
Anteontem, Luxemburgo admitiu, pela primeira vez, mudar alguns jogadores, o que poderia ocorrer já na próxima partida.
""O time está mantido. Não é um resultado negativo que vai mudar todo meu trabalho", disse ele, após treino tático de ontem.
Na quarta-feira, a seleção empatou com o Chile em 1 a 1, em sua estréia no torneio. Os jogadores foram vaiados pelos torcedores paranaenses, que gritavam ""olé" a cada passe trocado pelos adversários nos minutos finais do jogo.
Depois de confirmar o time, o treinador disse que uma mudança na segunda partida ""poderia dar insegurança aos jogadores".
O técnico deixou claro que o jogo de amanhã será a última chance para muitos jogadores.
""Se precisar mudar, as alterações serão feitas na partida seguinte", disse Luxemburgo, referindo-se ao terceiro confronto da seleção no Pré-Olímpico, na quarta-feira, contra a Venezuela.
Com a decisão do treinador de manter o time, a seleção jogará com três volantes amanhã. No jogo contra o Chile, a equipe não teve criatividade no meio-campo, obrigando os atacantes Fábio Júnior, da Roma, e Ronaldinho, do Grêmio, a atuarem isolados.
Após a estréia decepcionante, o time precisa vencer amanhã para afastar uma possível crise.
""Tropeçamos no primeiro jogo, mas a classificação depende apenas de nós. Se vencermos os próximos três jogos, vamos nos classificar", disse o treinador.
Embora tenha afirmado que a comissão técnica foi 70% responsável pela atuação contra os chilenos, ele cobrou mais participação dos jogadores contra o Equador.
""Alguém vai ter que chamar o jogo. Na última partida, o time ficava sempre tocando a bola de um lado para o outro. Agora, terá de ser diferente. Os jogadores vão ter que se superar. Terão de mostrar se estão preparados ou não."
De acordo com o regulamento da competição, apenas duas equipes por grupo vão disputar a fase final do torneio.
O Pré-Olímpico, que está sendo disputado por dez seleções do continente, vai classificar apenas dois times para os Jogos de Sydney, em setembro.
Após a decepcionante estréia, Luxemburgo intensificou a preparação emocional para superar o trauma do primeiro jogo.
Ele e a psicóloga Suzy Fleury se reuniram várias vezes com o jogadores nos últimos dias. Ontem, o treinador disse acreditar em uma atuação melhor amanhã. ""O time evoluiu bem nos últimos treinos."

Espiões
Ontem à noite, os integrantes da comissão técnica e os jogadores assistiriam ao jogo entre Equador e Chile, no estádio do Café. Na primeira rodada do grupo A, os equatorianos foram derrotados pela Colômbia por 4 a 2.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Corte deve começar na defesa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.