São Paulo, segunda, 22 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO
O piloto canadense venceu o GP de Miami, que abriu a temporada 99 da modalidade, por uma volta
Moore ratifica posição de favorito na Indy

FÁBIO SEIXAS
enviado especial a Miami

Por uma volta, o canadense Greg Moore venceu ontem o GP de Miami, primeira etapa da Indy, e consolidou sua condição entre os favoritos ao título da temporada.
Assim que cruzou a linha de chegada, o carro de Moore ficou sem metanol. Chegou aos boxes com o motor Mercedes apagado.
"Dessa vez tive sorte. Agradeço muito a minha equipe, que fez muito bem os cálculos de combustível, que acabou após a bandeirada", disse o piloto da Forsythe. A vitória também evidencia o grau de especialização de Moore nos ovais. Foi sua quinta vitória na Indy, a quarta em um oval.
Em segundo lugar, ficou Michael Andretti, que havia vencido na pista de Homestead nos dois últimos anos. O terceiro colocado foi Dario Franchitti, da Green.
Moore e Andretti adotaram uma estratégia de risco para chegar ao pódio: pararam apenas duas vezes nos boxes, enquanto a maioria dos pilotos optou por três pit stops.
"Sabíamos que seria apertado, mas que conseguiríamos terminar a prova", declarou Moore. "Já perdi algumas corridas por falta de sorte. Dessa vez, ela me ajudou."
Franchitti parou três vezes nos boxes. Segundo ele, sua equipe fez uma opção "conservadora".
"Queríamos ter certeza absoluta que chegaríamos ao final. É difícil fazer uma previsão tão exata."
Moore conseguiu um desempenho 100% no final de semana. Marcou os dois pontos extras -um pela pole, outro pelo maior número de voltas na liderança.
O brasileiro mais bem colocado do GP de Miami foi Gil de Ferran, da Walker, em sexto lugar (leia texto ao lado).
Um acidente, logo na primeira volta, deixa dúvidas sobre a participação de dois pilotos na próxima etapa da temporada, em Motegi (JAP), dia 10 de abril.
O japonês Naoki Hattori, da Walker, perdeu o controle de seu carro e acabou batendo em Al Unser Jr., da Penske. Os dois se chocaram contra o muro.
Hattori fraturou a perna esquerda em dois pontos. Unser Jr. sofreu fratura na perna direita.
Caso Unser Jr. não possa correr no Japão, a equipe Penske pode recorrer a André Ribeiro, seu piloto na última temporada.


O jornalista Fábio Seixas viaja a Miami a convite da Souza Cruz


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.