São Paulo, segunda, 22 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros lideram prova

do enviado a Miami

Dois brasileiros lideraram o GP de Miami, primeira prova da Indy sem transmissão ao vivo para o Brasil pela TV aberta desde a temporada de 86.
Gil de Ferran, que largou da penúltima fila, liderou por só duas voltas. Fez uma corrida de recuperação, ultrapassou todo o pelotão intermediário da prova, e acabou em sexto lugar.
Após a prova, chorou abraçado à mulher de Derrick Walker, dono de sua equipe. "Passamos por muitos problemas no final de semana", disse Ferran. "E, por mais dez voltas, acho que poderia chegar ao pódio."
No sábado, Gil bateu a 350 km/h durante o treino classificatório. Foi impedido de voltar à pista e largou em 25º, com dores na região do abdome.
"Provavelmente, tinha um dos melhores carros. Por isso fiquei tão desapontado ontem: tinha chance de vencer se tivesse largado mais para a frente."
Hélio de Castro Neves foi o segundo piloto que mais liderou a prova. Ficou à frente por 29 voltas, graças a uma estratégia de sua equipe, a Hogan, que retardou sua segunda parada nos boxes. O piloto também elogiou o comportamento do chassi Lola.
"Foi impressionante a evolução do carro. Em todos os testes pré-temporada, o carro estava horroroso. De repente, aqui, o chassi ficou bom."
Castro Neves abandonou a prova a 12 voltas do final, com o motor Mercedes estourado.
Além de Gil, outros dois brasileiros terminaram na zona de pontuação -os 12 primeiros colocados. Christian Fittipaldi foi o nono. Mauricio Gugelmin, o 11º.
Cristiano da Matta, estreante na categoria, chegou a ocupar o quinto lugar. Terminou em 14º depois que teve de fazer uma parada extra nos boxes.
Tony Kanaan, com o motor quebrado, abandonou na 98ª volta. Raul Boesel, que substituía Paul Tracy na Green, e Luiz Garcia Jr. abandonaram logo na primeira volta, envolvidos em acidente.
Antes da prova, quatro ex-campeões da F-1 se encontraram em Homestead: Nelson Piquet, Niki Lauda, Emerson Fittipaldi e Mario Andretti. "O Mario estava compenetrado, preocupado com a corrida do Michael. O resto só ficou falando besteira", disse Piquet. (FSx)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.