São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004

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Ingresso sobe, mas público oscila pouco

DA REPORTAGEM LOCAL

Ingressos mais caros, abertura três dias depois das finais dos principais campeonatos estaduais e praticamente nenhum marketing. Mesmo com tudo isso, a jornada inaugural do Brasileiro-04 teve praticamente o mesmo público da primeira rodada de 2003.
Nos oito jogos disputados ontem, a média de público ficou em x.xxx pagantes por duelo.
No ano passado, a primeira rodada, disputada em um final de semana e sem nenhum confronto noturno (ao contrário do que aconteceu ontem), teve 8.730 ingressos vendidos por partida.
O público ficou estacionado mesmo com um aumento de 50% no preço das arquibancadas.
O regulamento do Brasileiro obriga que os clubes cobrem, no mínimo, R$ 15 por uma arquibancada. Quem desrespeitar a ordem terá que pagar a diferença para um fundo de premiação. O presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, vai mandar um ofício à CBF pedindo que a entidade fiscalize e puna quem opte por promoções.
Até o ano passado a regra previa um valor de R$ 10 para o setor mais comum dos estádios brasileiros. Mas esse item era "letra morta" no regulamento.
Os clubes trocavam bilhetes por alimentos, faziam promoções em que as entradas eram vendidas junto com pizzas e chegavam cobrar só R$ 1 por um ingresso.
Ontem, ninguém ousou desrespeitar o regulamento. Na verdade, alguns clubes estipularam preços até maiores. O Atlético-PR vai cobrar R$ 30 por uma arquibancada. O Paraná quer R$ 20 para quem deixar para comprar seu bilhete não dia do jogo.

Queda brusca
Para quem está de volta à elite, a oscilação na bilheteria foi bem mais brusca. Assim como fizeram em campo, Botafogo e Palmeiras, os times promovidos da segunda divisão no ano passado, decepcionaram na bilheteria.
O Palmeiras empatou com o Atlético-MG diante de 9.155 fãs -no ano passado, o time paulista registrou quase 20 mil pagantes por partida na Série B.
O Botafogo vendeu menos de 5 mil entradas para seu duelo contra o Goiás. Na segunda divisão, teve uma média quase 100% maior do que essa marca.


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