São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São-paulinos miram primeira conquista

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo inicia hoje a caminhada para tentar o seu quarto título brasileiro com uma equipe formada por atletas que jamais levantaram a taça do torneio.
Dos 11 jogadores titulares do técnico Cuca que estarão em campo contra o Atlético-PR, às 20h30, no Morumbi, nenhum conseguiu vencer a mais importante competição de clubes do país.
Nas duas edições anteriores do campeonato, os são-paulinos disputaram o Nacional com o meia Ricardinho, campeão em 1998 e 1999 pelo Corinthians, que rescindiu contrato com o clube do Morumbi no início deste ano.
Do time atual, os que mais chegaram perto da conquista inédita do Brasileiro foram o goleiro Rogério e o atacante Luis Fabiano, semifinalistas em 1999.
"Vamos procurar corrigir os erros anteriores. Agora não podemos mais perder pontos em casa para esse título chegar", disse Luis Fabiano, referindo-se à edição de 2003 do torneio, em que o São Paulo chegou a disputar a liderança com Santos e Cruzeiro, mas acabou em terceiro lugar.
No banco, o São Paulo conta com um campeão brasileiro, o goleiro Roger, que venceu a competição como reserva do Flamengo, na edição de 1992.
O técnico Cuca também nunca conseguiu conquistar o torneio, mas chegou credenciado pela boa campanha à frente do Goiás no ano passado. O treinador assumiu a equipe goiana na lanterna e terminou a competição em nono lugar, com o segundo melhor retrospecto do segundo turno entre os 26 clubes participantes.
Neste ano, o time de Cuca tem demonstrado eficiência em fases regulares. Em dez partidas no Paulista, os são-paulinos conseguiram oito vitórias e foram derrotados somente uma vez.
Na Libertadores, a competição prioritária no Morumbi em 2004, a equipe encerrou a primeira fase com um retrospecto de cinco vitórias e apenas uma derrota.
"Nosso time tem a cara desse Brasileiro de pontos corridos. Podemos tirar isso deste ano em que jogamos 16 partidas, ganhamos 13 vezes e perdemos apenas duas", declarou o treinador.
"Eu estou contente com esse time. O que enfatizo é que temos de aumentar o grupo", completou Cuca, que quer a contratação de pelo menos dois jogadores.
"É uma equipe que está precisando de títulos, e isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade. Nós não podemos mais tropeçar em momentos decisivos", disse o lateral-direito Cicinho, um dos nove atletas que chegaram à equipe neste ano.
"O São Paulo nos dá as melhores condições possíveis. Não quero ser lembrado como um jogador que passou por aqui e não ganhou títulos", acrescentou.
"O Brasileiro é um campeonato que serve de espelho, é o mais disputado e o que rende mais ao atleta a condição de ser convocado para a seleção brasileira e fazer melhores contratos."
No Atlético-PR, o zagueiro Rogério Corrêa, o meia Adriano, o lateral-direito Fernandinho e o atacante Washington, todos machucados, não poderão participar da estréia.
Com a saída do técnico Mário Sérgio do clube, a equipe será dirigida interinamente por Júlio Pizza, que deverá ficar na função apenas nos dois primeiros jogos.


Colaborou a Agência Folha

Texto Anterior: Futebol: Santos sucumbe diante de rival renovado
Próximo Texto: Equipe se inspira no modelo do São Caetano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.