São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Maradonianos" criam corrente e rezam a cada 10 minutos por ídolo

CAROLINA VILA-NOVA
DE BUENOS AIRES

Se depender da reza dos fãs, o astro do futebol argentino, Diego Armando Maradona, hospitalizado em estado grave há quatro dias, terá rápida recuperação. Adeptos da Igreja Maradoniana convocaram uma corrente de orações, pela internet, para pedir ajuda divina em nome do ídolo.
"A cada dez minutos, cada um de nós reza um pai-nosso, uma ave-maria, ou faz uma oração ao deus em que acredita, pedindo pela saúde de Diego", explicou à Folha Alejandro Verón, um dos fundadores da igreja, com sede na cidade de Rosario.
"Se o deus for sol, que reze ao sol, mas que reze por Maradona. Isso é o que podemos fazer para ajudar", enfatizou Verón. Ele afirma que, somente nos dois primeiros dias de internação do ex-jogador na Argentina, a igreja recebeu inscrições de 1.200 adeptos.
Com bíblia e "10 Mandamentos" próprios, a igreja foi criada em 1998 e celebra o aniversário de Maradona como Natal -motivo pelo qual seus adeptos estão no ano 43 "DD" (depois de Diego). Sua marca é a inscrição "D10S".
De acordo com Verón, os "maradonianos" não vão se reunir formalmente nem pretendem visitar o ídolo no hospital "por respeito à família". "Há coisas que não têm preço, não vamos jogar com a saúde dele."
Verón afirmou, no entanto, que as manifestações dos fãs em vigília na Clínica Suíço-Argentina, onde Maradona está hospitalizado, "têm todo o nosso apoio".
Ontem, esses fãs improvisaram um altar para o ex-jogador, com imagem de Nossa Senhora, terços, fotos de Madre Teresa de Calcutá e quadro de santo Expedito.
Um fã acendeu 43 velas no local -uma para cada ano de Maradona. Outro caminhou o dia todo carregando imagem de Gauchito Gil, mito popular argentino.
"Estou aqui para acompanhar Diego ao lado do Gauchito Gil, que é um "gaucho" milagreiro", disse José Lescano, 31, de Casero, Província de Buenos Aires. "Já está para chegar o pai de Maradona, e eu tenho que entregar essa imagem para ele", explicou.
Apesar do empenho dos fãs, boletim médico distribuído ontem diz que Maradona continua permanentemente sedado "para manter estabilizada a função cardiovascular em valores satisfatórios" e ainda respira por aparelhos, com "parâmetros estáveis".
O prognóstico ainda é reservado. Contudo o médico particular do ex-jogador, Alfredo Cahe, afirmou que os aparelhos de respiração artificial poderão ser desligados dentro de 72 horas.
Maradona foi internado no domingo com hipertensão e miocardiopatia. Posteriormente, foi detectada pneumonia bilateral.
Questionado sobre informação divulgada de que havia sido encontrada cocaína na urina de Maradona, Cahe se limitou a dizer: "Sobre isso, nem me pergunte".
Ontem, um funcionário da clínica foi demitido após ter sido flagrado por câmeras do circuito de segurança tentando tirar fotos da UTI, onde está Maradona.
"A foto não foi tomada diretamente do paciente, mas de uma tela que enfocava o sr. Maradona", divulgou a direção do hospital, que aumentou a segurança em torno do ex-jogador.


Texto Anterior: Expulso, Piá ouve coro e erra vestiário
Próximo Texto: Panorâmica - Judô: Brasileiros se classificam para a Olimpíada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.