São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Se time for eliminado hoje do Supercampeonato Paulista, descanso de dez dias dos jogadores deverá ser antecipado

Corinthians vive dilema contra o Ituano

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians entra em campo hoje, às 21h45, com um dilema.
Se conseguir a vaga na final do Supercampeonato Paulista, mantém a possibilidade de conquistar três títulos em três competições disputadas no primeiro semestre. Se for eliminado pelo Ituano, o elenco corintiano deverá ter antecipado o início do descanso.
Em tese, as duas hipóteses seriam bem recebidas pelos jogadores do Corinthians. A primeira, pela oportunidade de obter 100% de aproveitamento no semestre, e a segunda, pelo fato de os atletas entrarem imediatamente após a partida num período de dez dias de folga antes de começar a preparação para o Campeonato Brasileiro deste ano.
Caso consigam a classificação, os corintianos só gozarão do descanso a partir do dia 31 e, quando voltassem, iriam direto para Extrema (MG), onde a equipe irá realizar uma intertemporada.
Apesar de manterem o discurso de que querem abocanhar mais um título e que o descanso pode ser adiado, alguns dos atletas titulares dizem sentir que já "cumpriram o dever" neste semestre, principalmente com a conquista da Copa do Brasil, que colocou o clube na Taça Libertadores da América, principal interclubes do continente, do ano que vem.
Para conseguir chegar à decisão do Superpaulista, o Corinthians terá de vencer o Ituano por uma diferença de três gols. Com uma vitória por dois gols de vantagem, a vaga será decidida na cobrança de pênaltis. No primeiro jogo, o time de Itu, em casa, fez 2 a 0.
"É uma vantagem considerável. Mas, independentemente disso, temos condições de buscar o resultado", analisou o meia Ricardinho, que volta à equipe após se recuperar de dores musculares.
"Nós descarregamos a nossa bateria após as duas conquistas [Torneio Rio-São Paulo e Copa do Brasil", mas agora deu para recarregar", explicou o atacante Deivid, atribuindo à desconcentração da equipe a derrota do último final de semana.

Pressa
Para o técnico interino Jairo Leal, as chances corintianas de obter o resultado necessário são proporcionais à rapidez com que o time chegue ao seu primeiro gol no jogo: "Quanto mais cedo sair o gol, mais tempo teremos para buscar o segundo e o terceiro."
Leal -que revelou ter conversado por duas vezes ao telefone com o técnico Carlos Alberto Parreira após o jogo do último domingo, mas disse não ter recebido nenhuma ordem ou "conselho" de seu superior- ressaltou a importância de o time não se afobar caso não faça um gol logo nos primeiros minutos. "Temos que jogar sem desespero, mas com um pouco mais de ritmo. Nossa preocupação é manter o domínio do jogo e evitar os contra-ataques adversários", disse.
O atacante Gil não participou do treino de ontem, o último antes do jogo. O jogador realizou apenas exercícios físicos para reforçar a musculatura, mas está confirmado como titular, hoje à noite, em São José dos Campos.


NA TV - Globo e Record, ao vivo, às 21h45



Texto Anterior: Tênis - Régis Andaku: Respeito é bom
Próximo Texto: Atletas fazem crítica a partida em São José
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.