UOL


São Paulo, domingo, 22 de junho de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Política
O Corinthians não mandou Geninho embora ainda porque a direção se diz conceitualmente contrária à demissão de técnicos no decorrer de campeonatos.

Questão de tempo
Se conseguir controlar sua insatisfação com o treinador até lá, a cúpula do clube já decidiu que Geninho deixa o Parque São Jorge ao final do Brasileiro. Só tem chance de ficar se for campeão.

Mudança de Parque
Emissários corintianos procuraram o Palmeiras. Querem passar o meia Renato para o rival.

Viva-voz
Com inveja dos colegas de Corinthians e Palmeiras, jogadores do São Paulo queriam limitar o número de entrevistas. A diretoria vetou -avalia que a medida acirraria os ânimos dos jornalistas e atrapalharia o time.

Dança dos nomes
Embora carregue o mesmo sobrenome dos principais cartolas do Cruzeiro, o fisioterapeuta do clube Charles de Oliveira Costa não tem parentesco algum com os irmãos Zezé e Alvimar (o Perrella que ambos usam é só apelido). Já o nome da nutricionista Patrícia Fernandes esconde um padrinho poderoso: ela é filha de Marco Antonio Teixeira, secretário-geral da CBF.

Dobradinha
Scolari vai dividir com o português Carlos Queiroz o comando de um dos times de craques no amistoso beneficente que a Fundação Luís Figo fará em 2 de julho. O outro será treinado pelo inglês Alex Ferguson.

Eixão
Depois de prometer a Emerson Fittipaldi apoio do governo para trazer uma prova da Indy para o Brasil, Agnelo Queiroz recebe amanhã Gil de Ferran. O campeão das 500 Milhas de Indianápolis, que diz ter sido convidado, vai se dispor a atuar no exterior como um embaixador do esporte brasileiro.

Cabeça de cartola
Um dos votantes na Assembléia do COB, que irá decidir a candidata brasileira na disputa pela Olimpíada-2012, o presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Gerasime Bozikis, o Grego, não tem dúvida de que dá Rio na cabeça. Em conversa recente, justificou sua certeza: "Quem compete é atleta. Dirigente gosta de praia".

Dependência
O projeto social da CBB, que seria lançado em maio e previa a implantação de núcleos para crianças carentes em dez Estados, não saiu do papel. Inicialmente, Grego falava em utilizar os parceiros atuais da entidade. Agora, diz que aguarda o Ministério do Esporte arranjar um patrocínio estatal para a CBB.

Gasto extra
A Colômbia vai mesmo mandar o jogo contra o Brasil, na abertura das eliminatórias para a Copa-2006, no início de setembro, na cidade caribenha de Barranquilla. Como não há vôos diretos entre o Brasil e aquela localidade, a CBF deve fretar um avião para levar o time.

Onde?
Sem ter ainda uma definição sobre os locais dos jogos em que a seleção vai atuar como mandante nas eliminatórias, a CBF vê uma disputa aberta pelos confrontos mais esperados. Aliados mineiros e paranaenses de Ricardo Teixeira garantem que o jogo contra o Uruguai será realizado em seus Estados.

Inspirador
A competição Jovens Criadores do festival publicitário de Cannes, encerrado ontem, teve como tema a Olimpíada de Atenas-2004. Um time brasileiro (Ana Carolina dos Reis, da Fallon PMA, Felipe Lucchi, da Leo Burnett, e Sergio Mugnaini, da J. Walter Thompson) levou o ouro em internet e ficou em terceiro na categoria impresso.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA
De Kléber Leite, ex-presidente do Flamengo, sobre o quadro eleitoral no clube, que deve ter ao menos quatro candidatos à sucessão de Hélio Ferraz: Carlos Peixoto, Arthur Rocha, Delair Dumbrosck e Walter Oaquim:
- Para completar, só falta o Fernandinho Beira-Mar.

CONTRA-ATAQUE

As bóias cativas coloradas

O Beira-Rio, estádio do Inter, levou praticamente 13 anos para ficar pronto, entre a aprovação do projeto (1956), o aterro na área ao lado do rio Guaíba e a construção em si.
Foi um período em que os colorados tiveram de ouvir todo o tipo de piada dos gremistas, que ficaram furiosos com a possibilidade de o arqui-rival possuir um estádio maior do que o seu.
A brincadeira mais comum, no final dos anos 60, começou com a campanha de venda de cadeiras cativas que o Inter fez para conseguir acelerar as obras.
Como o próprio nome do estádio diz, ele fica às margens do rio que corta a capital gaúcha. Por isso, diziam os gremistas, o Inter estava colocando à venda "bóias cativas", alusão ao alagadiço terreno escolhido para receber o estádio. O Beira-Rio foi inaugurado em 6 de abril de 69.


Próximo Texto: Brasil vence, mas só segue vivo se ganhar mais uma
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.