UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explode número de atletas que foram a campo

DA REPORTAGEM LOCAL

A CBF promete 40 medalhas para jogadores e membros da comissão técnica do time campeão do Brasileiro-2003. No ritmo que vai o torneio, esse número não será suficiente para premiar todos.
Em um descalabro administrativo que custa muito caro, os clubes empregam treinadores e jogadores em um ritmo alucinante.
Nas 20 rodadas já disputadas, segundo o Datafolha, 738 jogadores estiveram em ação.
Isso significa uma média de 30,8 atletas por clube inscrito. Em toda a edição de 2002, com 25 jornadas e mais três fases eliminatórias, a média de futebolistas por time não passou de 28,7.
Das 22 equipes atuais que também estavam na elite no ano passado, 20 já atingiram ou ultrapassaram agora o número de jogadores utilizados no último Nacional.
Grupos tão numerosos são raros até no rico futebol europeu.
Na última edição do Campeonato Espanhol, que teve 38 rodadas, foram, em média, 29 jogadores por clube. O Real Madrid, agremiação mais rica e poderosa do planeta, foi campeão utilizando um total de 25 atletas.
Um dos fatores que contribui para a "explosão" nos elencos está nas mudanças de técnico. Quando chegam, eles fazem pedidos de novas contratações, que muitas vezes são colocadas de lado quando quem o indicou é demitido.
Usar tanta gente custa caro para os clubes brasileiros. A legislação atual praticamente vetou a participação de revelações que ainda não tenham contrato em competições profissionais. Assim, a prática de pegar amadores das categorias de base em situações de emergência é muito dispendiosa.
Não bastasse o gasto com elencos que, em alguns casos, beiram os 40 atletas, os clubes ainda precisam pagar multas rescisórias de treinadores e gastar com a contratação de "homens de confiança" dos novos treinadores.
O Flamengo, que já demitiu Evaristo de Macedo e Nelsinho, precisou bancar a contratação de Waldemar de Oliveira para auxiliar o irmão Oswaldo, o novo treinador do clube. (PC E AD)


Texto Anterior: Brasileiro de nove meses gera torneio "mutante"
Próximo Texto: Corinthians planeja ter novo meio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.