São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Caso pensado
Dirigentes corintianos acusam Rogério de ter provocado propositalmente o terceiro amarelo por reclamação no jogo com o Vitória. Para eles, seu objetivo era provocar a própria suspensão, a fim de viajar a Portugal e negociar com o Sporting.

Último a saber
A advogada Gislaine Nunes afirma que a negociação de Rogério com os portugueses vem desde junho. Heraldo Panhoca, advogado que representava Rogério na negociação com o Corinthians, desconhecia até o final de semana a intenção do jogador de entrar na Justiça.

Tiro no pé
A prática da Globo de ceder os direitos de transmissão de jogos do Brasileiro à Record colocou a emissora concorrente à frente no Ibope durante 27 minutos na noite de anteontem. A partida do Santos bateu "A Diarista".

Território inimigo
No segundo período de férias desde que assumiu Portugal, Scolari percorre de carro a Espanha, país contra o qual declarou guerra na Euro ao se recusar a falar com seus jornalistas e cuja seleção foi eliminada por ele.

Sem cafezinho
O grupo liderado por Luiz Zveiter afirma que fará a primeira sessão no STJD hoje. Mas, segundo Nelson Thomaz Braga, a sessão inaugural só acorre na próxima semana. Um obstáculo para os planos de Zveiter é o fato de os funcionários do tribunal, mantidos pela CBF, terem ganhado uma semana de folga.

Sem base
O Ministério do Esporte fez pesquisa para refutar argumento de Roque Citadini de que o baixo público nos estádios é resultado de crise financeira no país. Segundo a pasta, em 95, primeiro ano do Plano Real, a média no Brasileiro era de 10 mil pessoas. Em 83, quando o cenário econômico não era tão bom, a média era mais que o dobro.

Peixe fora d'água
Maior torneio feminino de basquete do Rio, a Copa Eugênia Borer se tornou neste ano Copa Patrícia Amorim. A homenagem à ex-nadadora se deve ao empenho de Patrícia em conseguir liberar R$ 20 mil da Prefeitura do Rio para a realização da competição.

Boca-de-urna
O campeonato, que contará com a participação de mais de 750 atletas, começou há dois meses. As disputas serão encerradas somente às vésperas da eleição, em setembro, com a presença da ex-atleta, que é candidata a vereadora pelo PFL, partido do prefeito Cesar Maia.

Em campanha
A federação do Rio não esconde que se esforçará para eleger Patrícia. Para a natação e o vôlei, ela também conseguiu liberar dinheiro público, empregado principalmente em competições de base. Porém não recebeu mesmo tipo de homenagem.

Prioridade
A deputada estadual Georgette Vidor lança na terça site sobre suas atividades como técnica (www.ginasticaolimpica.com). O nome da página é genérico porque Vidor já emprestou o seu a uma outra, que divulga suas ações políticas.

Esforço olímpico
Rodrigo Bastos, gordinho quando conquistou a medalha de prata na fossa olímpica no Pan, enxugou 11 quilos para os Jogos de Atenas. À custa de um regime drástico, muitas partidas de tênis e caminhadas, o atirador paranaense, de 1,81 m, foi de 106 kg para 95 kg.

Fica para depois
O lançamento de Liga Universitária pela Confederação Brasileira de Vôlei, que aconteceria amanhã, foi adiado a pedido do ministro Agnelo Queiroz (Esporte). O argumento dele é o de que a pasta formula projeto maior nesse segmento.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Jair Picerni, sobre o Atlético-MG, clube que assumiu há pouco, ao comentar a derrota da equipe para o Goiás:
- O time não parece estar preparado para um jogo de 90 minutos.

CONTRA-ATAQUE

Apuro musical

Um dos símbolos dos clubes de futebol, os hinos têm as origens mais diversas possíveis.
Foi uma greve que atingiu os transportes em Porto Alegre (RS), deflagrada no ano de 1953, que motivou a frase inicial do hino do gaúcho Grêmio, criado por Lupicínio Rodrigues: "Até a pé nós iremos".
Uma das utilidades dos hinos é inspirar torcedores e atletas e por isso têm de criar imagens bonitas e inspiradoras.
Porém algumas vezes os compositores acabam extrapolando um pouco.
É o que aconteceu no caso do pernambucano Íbis, que, folclórico, ganhou fama internacional e se auto-proclama o "pior time do mundo".
Parte da música de seu hino afirma: "Quem espera sempre alcança... a nossa esperança é ver o Íbis campeão".


Próximo Texto: Parreira ri de novo nos pênaltis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.