São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem Nash, rival traça novo rumo

DA REPORTAGEM LOCAL

O Canadá, adversário do Brasil na estréia do Pré-Olímpico de Las Vegas, hoje, ainda busca um caminho depois da saída de Steve Nash, 33, seu principal jogador.
O armador do Phoenix, eleito duas vezes o MVP (melhor jogador) da temporada da NBA, está fora da equipe do Pré-Olímpico.
Nash, nascido na África do Sul, mas com pais de origem britânica, mudou-se na juventude para o Canadá, país que adotou, e conduziu sua seleção nos últimos anos.
"Estamos concebendo um novo time sobre este princípio: há vida depois de Steve Nash. Certamente dependíamos muito dele", reconhece o técnico Leo Rautins.
Por via das dúvidas, a federação local se apressou em naturalizar outro estrangeiro, o encrenqueiro Samuel Dalembert, do Philadelphia. O pivô haitiano obteve cidadania no início do mês e está no grupo do Pré-Olímpico.
"Sempre quis defender o Canadá. Já tinha essa intenção em 2003, mas sofri uma cirurgia que inviabilizou minha entrada na equipe. Treinei duro, e ter a chance de jogar uma Olimpíada seria algo especial", diz Dalembert.
Outro destaque da equipe é Andy Rautins, filho do técnico. O armador foi o destaque do Canadá na decepcionante campanha no Pan do Rio, quando a equipe não passou de um sétimo lugar.
Mas, na semana passada, na Copa Tuto Marchand, o país obteve desempenho melhor. A equipe bateu Porto Rico e Argentina e só caiu diante do Brasil. "Caminhamos um bom trecho nessa nova realidade [sem Nash], e confiamos em nossas possibilidades", relata o técnico.
A vitória sobre o Canadá, no sábado, não ilude o Brasil para a estréia. Em Pré-Olímpicos, o Canadá tem quatro vitórias, contra três do Brasil -o rival venceu os dois últimos jogos. "Nossa última vitória foi em um amistoso. Agora vale dois pontos.Temos que estar concentrados para conseguir a vitória", afirma o pivô Nenê.0 (ALF)


Texto Anterior: Após fiascos, EUA reforçam time de astros
Próximo Texto: Critério técnico coloca Guga no banco na Davis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.