São Paulo, terça, 22 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico quer jogadores mais bem vestidos

do enviado a São Luís

Terno não ganha jogo, mas transmite seriedade e profissionalismo, impressões que Wanderley Luxemburgo faz questão de vender. E servem, no caso da seleção, para mostrar que a "era Zagallo", técnico que preferia usar agasalho de treino, acabou.
Com o novo treinador, os jogadores deverão se preocupar mais com a aparência.
Para Luxemburgo, que pediu autorização aos dirigentes da CBF para dirigir a seleção com roupa social, e não com agasalho da Nike, patrocinadora do time, quanto mais cuidar do visual, mais respeito transmite-se ao público.
O terno, entretanto, é apenas uma das mudanças da "era Luxemburgo". O atendimento à imprensa, por exemplo, também mudou. Agora, o treinador irá se expressar com mais frequência em entrevistas coletivas, organizadas pela BR Comunicação, a nova assessoria de imprensa da CBF.
Os treinamentos foram intensificados. Enquanto Zagallo dava as segundas-feiras de folga para os atletas quando um amistoso era na quarta-feira, Luxemburgo decidiu evitar desperdícios e pretende comandar um treino na segunda, além do de terça.
Segundo ele, é uma maneira de aproveitar o pouco tempo que tem. Ontem, no entanto, reconhecendo que o time estava cansado e o vôo que saiu de São Paulo -não do Rio, como nos tempos de Zagallo- atrasou, esperando a chegada de Antônio Carlos e Cafu, Luxemburgo reduziu o ritmo do treino vespertino.
Outra mudança é a presença da psicóloga Suzy Fleury, que viajou para São Luís para acompanhar o grupo. O trabalho de Fleury será "mais passivo do que ativo", conforme ele próprio definiu.
Afinal, a psicóloga foi chamada para o Maranhão apenas para observar os jogadores e a reação de cada um com a camisa amarela. "Ela vai começar a traçar um perfil dos jogadores", disse Luxemburgo, negando que Fleury daria uma palestra ao grupo.
O treinador poderá ser visto com um celular no amistoso de amanhã. Se isso ocorrer, Luxemburgo estará conversando com Valdir de Moraes, assistente que verá o jogo das tribunas. Zagallo conversava no campo com Zico, ex-coordenador técnico. (JCA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.