São Paulo, terça-feira, 22 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Clube não anunciou se time feminino será extinto

Sem dinheiro, Vasco abre mão de defender o título no Nacional

MARCELO SAKATE
DA REPORTAGEM LOCAL

Atual campeão nacional feminino, o Vasco da Gama anunciou ontem à Confederação Brasileira de Basquete que não defenderá seu título por não ter condições financeiras de participar do tornieo, que começa em novembro.
Sem o clube carioca, a CBB divulgou que o Uberaba, de Minas Gerais, será o substituto no Nacional, que terá dez equipes.
Informada pela reportagem sobre a não-participação da equipe no Nacional, a técnica do Vasco, Maria Helena Cardoso, demonstrou resignação com a notícia.
"Treinamos normalmente agora à tarde e não apareceu nennhum diretor do clube. Estou sabendo da notícia por vocês. Eu lamento pelas meninas, que têm treinado para o Nacional há oito meses e, justo na hora de começar o torneio, não poderão jogar. Tínhamos um time para fazer uma boa campanha", disse a técnica.
Procurado pela reportagem, o diretor de esportes de quadra e salão do clube carioca, Fernando Lima, não foi localizado e não retornou ao recado deixado em seu celular para esclarecer se o time feminino de basquete será extinto.
O investimento na modalidade feminina começara em maio de 2000, com a montagem de um time recheado de estrelas. O clube carioca contratou a consagrada Maria Helena Cardoso, ex-treinadora da seleção, para comandar o projeto, cujo orçamento mensal girava em torno de R$ 180 mil.
À época, o Vasco aproveitou a extinção do BCN/Osasco para formar uma base com atletas de seleção. E tirou do basquete paulista a melhor jogadora do país, a ala Janeth, que havia oito temporadas atuava em Santo André.
Logo em sua primeira temporada, a equipe de Janeth, Claudinha e Kelly conquistou o Estadual do Rio pela primeira vez na história. No ano seguinte, repetiu a dose e também faturou o Nacional.
Porém, ainda em 2001, o atraso no pagamento de salários causou a deserção das principais estrelas do time, entre elas Janeth, que preferiu ficar sem jogar no segundo semestre dessa temporada.
No início de 2002, embora com uma equipe renovada, o clube conseguiu conquistar a primeira edição da Liga Sul-Americana.
Em setembro, o Vasco cedera duas jogadoras para a equipe convocada para o Mundial da China: a pivô Érika e a ala Micaela.



Texto Anterior: Torneio repete semifinalistas após seis anos
Próximo Texto: Astro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.