São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tite faz hoje último teste no ataque

PAULISTA
Formação corintiana é a ideal para o 1º jogo na Libertadores


MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

O Corinthians faz hoje seu último jogo antes de estrear na Libertadores da América. E a grande preocupação do técnico Tite para o jogo contra o Noroeste, às 17h, no Pacaembu, é com o ataque.
A intenção do treinador, desde o início da temporada, era armar a equipe com três atacantes: Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo.
A ideia era usar essa formação nos três jogos pelo Paulista para chegar ao compromisso da Libertadores com alguma rodagem. Mas até agora não foi possível.
Jorge Henrique não teve condições de enfrentar a Portuguesa, e Ronaldo foi poupado contra o Bragantino.
Nas duas partidas, Tite optou por uma formação mais cautelosa e lançou o volante Paulinho no lugar do atacante que não pôde atuar.
Em parte, porque o técnico queria testar o 4-4-2 como alternativa tática; em parte, porque não há substitutos à altura para os atacantes titulares do Corinthians.
O resultado foi um ataque pouco operante nos dois primeiros jogos de 2011.
Na vitória por 2 a 0 contra a Portuguesa, um dos gols foi anotado por um volante (Paulinho) e o outro saiu numa demonstração de esperteza de Roberto Carlos, que emplacou um gol olímpico.
No empate ante o Bragantino, o gol corintiano saiu numa cabeçada de Jorge Henrique (1,69 m), algo que a comissão técnica admite que não vai acontecer sempre.
Hoje, portanto, é a última chance de o Corinthians testar o ataque ideal. Na quarta, o time recebe o Tolima-COL para o primeiro duelo da Libertadores. Na semana seguinte, vai a Ibagué decidir uma vaga na fase de grupos.
Não avançar na competição seria uma tragédia esportiva e financeira para o Corinthians. Tanto que a diretoria já avisou ao técnico Tite que não contratará mais ninguém antes da classificação.
Ou seja: o atacante que o técnico tanto pede só virá se o Tolima for eliminado.
"A minha preocupação é no último pedaço do campo. Ainda tomamos algumas decisões equivocadas, meio apressadas. É algo que precisamos melhorar", disse Tite. "Vai ser um jogo importante, para adquirir ritmo, individual e coletivamente."
O time chega à terceira rodada do Paulista com quatro pontos. Tite pretende classificar o clube entre os três primeiros para a próxima fase.


Texto Anterior: Natação: Phelps lidera equipe norte-americana no Mundial da China
Próximo Texto: Equipe admite que é adequado "tirar o pé"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.