São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jundiaí tem palestra, e Suíça, jantar

DO PAINEL FC

As tarefas de Pelé no projeto em Jundiaí vão de aulas para crianças sobre como ser um jogador inteligente à participação em jantares no exterior para arrecadar fundos.
Há três semanas, na primeira palestra que fez aos jovens do interior paulista, o tricampeão mundial falou por uma hora para 220 meninos. O tema era "Atleta Inteligente".
Depois de ouvi-lo, os jovens sabatinaram o "Rei do Futebol".
Na Suíça, Pelé foi a atração principal de um jantar para engordar os cofres do Lausanne, escolhido como barriga de aluguel na Europa para os jogadores que darão lucro ao fundo de investimentos no futuro.
Uma mesa no mesmo salão em que Pelé jantava custava 5.000 francos, cerca de R$ 8.500. E podia ser ocupada por até dez pessoas. No total, foram vendidos 400 convites.
Os responsáveis pelo fundo de investimentos que mantém o time do Paulista contam com a fama de Pelé para turbinar o negócio quando começarem a procurar novos investidores no exterior.
E, principalmente, no momento em que os jogadores estiverem maduros para serem negociados.
A idéia é que a marca Pelé ajude a abrir portas nos grandes clubes europeus para receber os jogadores formados no campus que leva o seu nome.
"O Pelé puxa tudo o que está envolvido para cima. Mas também pode puxar para baixo, se fizermos algo errado, porque a repercussão quando ele está envolvido é sempre maior", disse Vanilton Tadini, do comitê de investimentos do fundo. Segundo ele, o ex-jogador também ajuda no desenvolvimento da metodologia que será adotada para formar profissionais que trabalharão com os jovens atletas.
Além de ensino até a faculdade para os jogadores e cursos profissionalizantes aos que não vingarem, o projeto prevê formar profissionais que integrarão as comissões técnicas. Algo como já faz o Instituto Vanderlei Luxemburgo.
Pelé não tem participação nas decisões do futebol profissional do Paulista. Dirigentes do clube continuam no comando, apesar de o dinheiro vir dos investidores.0 (RP)


Texto Anterior: Projeto vai da Europa ao interior de SP por clubes, empresas e fundação
Próximo Texto: São Paulo joga contra vergonha em Campinas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.