São Paulo, domingo, 23 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATENAS 2004

José Carlos Sobral Jr. muda dieta, faz curso de alimentação natural e perde 14 quilos para ir à Olimpíada

Remador converte grão do trigo em elixir

LUÍS FERRARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quase todos os atletas de alto rendimento têm a preocupação de manter uma dieta balanceada. Mas no caso do remador José Carlos Sobral Júnior, 25, que na semana passada garantiu a classificação para Atenas no double skiff peso leve, isso é uma obsessão.
Depois de não conseguir a vaga para os Jogos de Sydney-2000, Júnior, como é conhecido, decidiu perder peso para tentar a vaga na categoria leve, cujos atletas têm que pesar, no máximo, 72,5 kg.
"Tinha duas opções: ou ganhava cerca de sete quilos de massa ou perdia 14. Como não queria fazer um tratamento hormonal para aumentar o peso, achei melhor tentar emagrecer", explica o remador, que mede 1,82 m.
Antes de tomar essa decisão, ele não comia saladas, se fartava com massas e adorava chocolate.
Para conseguir reduzir o peso, conta que pesquisou bastante sobre nutrição e se matriculou em cursos para modificar seus hábitos alimentares. Ele era um dos únicos jovens de sua turma nas aulas de culinária macrobiótica.
"Conforme aprendia a teoria da alimentação macrobiótica, ia me usando como cobaia. Passei três anos à base de cereais e alimentos naturais, sem comer carne vermelha", declarou Júnior, que mata a sede chupando gelo em vez de tomar água durante os treinos, para não aumentar sua massa.
Ele se preocupa com a forma como são produzidos os alimentos que ingere e dá dicas para uma dieta mais saudável: "Muitas coisas simples do dia-a-dia, como a forma de cortar os alimentos, são importantes. Feijão, por exemplo, eu nunca cozinho em panela de pressão. Como é um alimento rico em enxofre, ele sofre oxidação e provoca gases. O ideal é fazer com a panela aberta. Já o arroz integral é melhor quando cozido na panela de pressão".
Outra teoria que Júnior utilizou para emagrecer é o "biochip". "Assim como um chip de computador, os grãos têm um limite de armazenamento dos nutrientes. Deixando-os de molho durante oito horas antes do consumo, essa capacidade é aumentada", disse.
As sementes de trigo que deixa de molho, pepino e maçã são os principais ingredientes do "suco verde", que ele consome com freqüência. "Esse suco me ajudou muito a perder peso com saúde, já que precisava me manter bem fisicamente para seguir treinando."
A mudança de hábitos contagiou sua família. "Minha mãe tornou-se adepta da filosofia."
Júnior conta que até mesmo seu parceiro no double skiff, Thiago Gomes, que nunca teve problema para manter o peso, hoje em dia tem curiosidade para provar as tortas de banana e maçã que ele faz. "Mas no início o Thiago achava que eu tinha ficado maluco."
Formado em administração, Júnior tem planos também fora do esporte: "Tenho vontade de aproveitar as lições de alimentação que tive para montar um restaurante de comida natural. Quando bem feitos, esses pratos são realmente muito gostosos. Gostaria de mostrar isso para as pessoas".


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: Os filhos bastardos da Fifa
Próximo Texto: Saiba mais: Categoria leve virou olímpica há só duas edições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.