São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terremoto chinês cria diáspora olímpica

Atletas deixam Sichuan para treinar com segurança

DA REPORTAGEM LOCAL

O terremoto na Província de Sichuan no dia 12 de maio e deixou mais de 50 mil mortos tem motivado a ida dos atletas do país que se preparam no local a outros centros chineses.
Ontem, Zhu Ling, principal autoridade esportiva na Província afetada pelo tremor, informou que a região não teve nenhum atleta morto pelo sismo. Sichuan tem 500 competidores em seleções locais e hospedava os treinamentos de cerca de uma dúzia de esportistas que irão aos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.
Principal centro esportivo, onde treinam dois terços dos atletas da Província, o Instituto de Esporte de Sichuan, na cidade de Chengdu, tem ginásios e alojamentos considerados "prédios de risco".
O local foi equipado com tendas para abrigar os desalojados. A informação é de Zhang Rongwei, diretor da instituição.
Ele reconhece que alguns competidores que voltaram aos treinos ontem estavam abalados e declarou que, "por sua segurança e melhor concentração, vamos deslocar os atletas para fora da Província".
Uma das atletas que demonstraram isso ontem foi Jia Tong, bicampeã mundial de saltos ornamentais no evento sincronizado da plataforma de 10 m.
"O terremoto causa efeitos sobre os saltadores, que estão preocupados com novos sismos e podem facilmente perder a concentração. Como campeã mundial, Jia é mentalmente mais forte que seus colegas. Mas está preocupada", disse Gui Ying, chefe da comissão técnica da equipe do instituto.
A Província de Shandong será o destino de Jia e de seus companheiros, bem como das equipes de luta olímpica, de natação e a feminina de futebol.
Os destaques no atletismo ficarão em Pequim, mesmo depois de participarem do evento-teste da modalidade, que começou ontem no Ninho de Pássaro, como é conhecido o estádio olímpico. Os ginastas irão para Guangxi, os praticantes de badminton para Hubei, os de vôlei para Yunnan. Guizhou irá recepcionar os mesa-tenistas, enquanto as praticantes de nado sincronizado se deslocarão para Xangai.


Com a Agência Xinhua


Texto Anterior: Xico Sá: A mulher e a bola
Próximo Texto: Luto: Ajuda a vítimas marca abertura do Ninho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.