São Paulo, domingo, 23 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reprodução da manchete da Folha da Manhã publicada numa quarta-feira, dia seguinte à goleada do Corinthians sobre o Bologna, por 6 a 1, em amistoso realizado em São Paulo, em julho de 1929

Para a Folha da Manhã de 31 de julho de 29, "victoria" foi "surprehendente'; confira trechos do relato do jogo com a grafia usada na época

Tanto mais surprehendente foi o resultado de hontem entre o Corinthians e o Bologna, quanto não se esperava, sinão com vagas esperanças, a victoria do Campeão do Centenario.
O resultado do jogo de domingo último entre o club italiano e o seleccionado era mais ou menos esperado, isto é, os paulistas depositavam grande confiança no conjuncto official organizado cuidadosamente pela Associação Paulista, que soube ouvir as suggestões desinteressadas e sinceras que lhe fez a imprensa, sobre os treinos, a organização do quadro com antecedencia e um criterio superior na formação do conjuncto. Quando o Bologna soffreu, em S. Paulo, a primeira derrota, que era a segunda no Brasil, todos tiveram a certeza de que o valente club italiano ia tirar a sua "forra".
(...)Havia ainda um elemento preponderante, que allegavam a favor do Bologna, no caso de ser elle derrotado pelo seleccionado: os seus jogadores se achavam cansados não somente pela fastidiosa viagem transatlantica, como da morosa travessia terrestre Rio-S. Paulo, por estrada de ferro.
(...)Mas, o que dizer, com respeito ao jogo Bologna-Corinthians? (...) Já não teria um seleccionado pela frente, mas um simples conjuncto de club, onde se pôde notar uma boa quantidade de falhas e de claros.
(...)Que dizer, pois, desse phantastico resultado de 6 a 1? Não se pôde attribuir ao juiz. Si elle, ao menos, tivesse agido como o arbitro da partida anterior, contra os paulistas !...(...) Considerou válido dois tentos em visível impedimento: um contra o seleccionado e outro contra os paulistas. (...) Hontem, o juiz anullou dois pontos marcados pelos paulistas. Sem isso a contagem seria de oito a um. Não se pôde, por outro lado, dizer que ele foi parcial. Jamais se viu um arbitro em campos paulistas, com tanta isenção de animo.
(...)Em chegando a São Paulo, os jogadores do Bologna (...) derramaram-se em declarações sobre o seu fracasso com o seleccionado carioca. (...) Desandaram em desculpas, uma dellas pilhericas. A" noite, nunca haviam jogado, porque na Itália á noite, de "smocking", só se vae ao theatro, á opera...

Texto Anterior: Exibição fica sem cartolas corintiano e palmeirense
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.