São Paulo, segunda-feira, 23 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evolução do país fica clara nas marcas

DA SUCURSAL DO RIO
DO ENVIADO AO RIO

Não foi só pelo número de medalhas que o Brasil evoluiu na natação em relação ao que ocorreu no Pan de Santo Domingo, em 2003.
Em 31 provas que o país teve competidores nas finais nas duas edições, a marca do melhor brasileiro foi melhor no Rio em 25 delas.
Em vários casos a diferença foi considerável. No revezamento 4x100 m medley feminino, a equipe de 2007 foi quase dez segundos mais rápida do que a de 2003. Thiago Pereira foi quase cinco segundos mais veloz nos 200 m medley agora do que no Pan realizado no país caribenho.
Além do tempo de Cielo nos 50 m livre, a maioria dos brasileiros que ficaram com ouro não faria feio na Olimpíada de Atenas com as marcas que conseguiram na piscina do Parque Aquático Maria Lenk.
Também nos 50 m livre, só que entre as mulheres, Rebeca Gusmão ocuparia a sexta colocada na final na Grécia. Os 52s05 que marcou nos 100 m borboleta colocariam Kaio Márcio na quarta colocação. Thiago Pereira conquistaria a prata nos 200 m medley na Olimpíada de Atenas com o 1min57s79 que cravou no Rio.
Foram quatro multimedalhistas de ouro em provas individuais: Thiago Pereira, Rebeca Gusmão, Kaio Márcio e César Cielo.
O Pan já serviu para vários nadadores brasileiros conseguirem índice olímpico -até quem ficou fora do pódio, como Flávia Delaroli nos 50 m livre, já ostenta tempo para competir em Pequim. Em alguns revezamentos, como no 4x100 m livre feminino, onde há limitação de participantes, o Brasil terá que esperar pelo desempenho de outros países.
"Nosso time é forte. E temos chances reais de pódio nos Jogos Olímpicos [de Pequim-2008]. Estamos com a equipe mais forte da história do Brasil", projeta César Cielo. (FG E PC)


Texto Anterior: Natação: Cansado, Thiago fecha com prata e bronze o seu Pan
Próximo Texto: Rebeca conquista outro título, mas ainda fica distante da elite mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.