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Com folga, Hamilton faz a pole
McLaren, que recebeu novas peças para o carro à noite, consegue até poupar seu piloto em Valencia
Rubens Barrichello comete erro de estratégia, sofre com calor da pista e larga hoje no GP da Europa atrás dos dois carros da escuderia inglesa
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A VALENCIA
Lewis Hamilton nem precisou se esforçar muito. Com seu
McLaren acertado e ajudado
por erros de seus dois únicos
adversários ontem, em Valencia, o inglês cravou sua primeira pole position da temporada.
Hoje, no GP da Europa, 11ª
etapa do Mundial de F-1, à 9h
(de Brasília), busca repetir o resultado da última corrida, em
Budapeste, quando venceu pela
primeira vez desde que se sagrou campeão, no ano passado.
"Os tempos foram muito
próximos. Eu estava no limite e
errei na última curva. Por sorte
não perdi mais de um lugar,
mas o justo seria eu estar na pole", afirmou seu companheiro,
Heikki Kovalainen, o segundo.
Já Rubens Barrichello, que
larga em terceiro, errou ao tentar fazer duas voltas lançadas
com um mesmo jogo de pneus.
"Acabei escolhendo uma estratégia diferente da do Jenson
[Button, seu companheiro de
Brawn GP], que optou por usar
dois jogos", declarou o piloto
brasileiro. "Mas o calor acabou
superaquecendo meus compostos, fiquei sem aderência e
perdi o carro na curva 8."
Indiferente aos problemas de
seus rivais nas ruas de Valencia,
Hamilton festejou a dobradinha. "Foi um resultado fantástico para nós. Chegamos aqui
imaginando que seríamos competitivos, mas não tínhamos
certeza de que lutaríamos pela
primeira fila", afirmou.
A última vez que seu time havia obtido as duas primeiras
posições de largada de uma corrida havia sido no GP da Hungria de 2008 -a ordem foi
igual: Hamilton e Kovalainen.
Depois de um início de temporada decepcionante, assim
como ocorreu com a rival Ferrari, a McLaren passou a investir pesado em sua recuperação,
especialmente após a última
etapa, vencida por Hamilton.
Para a prova de hoje, chegou
a receber peças novas durante a
noite de anteontem na tentativa de melhorar seu desempenho. A principal novidade é que
o piloto inglês está usando um
carro com a distância entre os
eixos menor -para melhorar o
desempenho em curvas de baixa velocidade e pistas travadas.
As experiências acabaram
custando tempo de pista aos
seus pilotos em Valencia. Como
a equipe não tinha peças suficientes para seus dois carros,
no segundo treino, Hamilton
deu apenas três voltas. Os componentes foram então testados
por Kovalainen, que depois optou por não usá-los ontem.
"Tivemos um começo de ano
difícil, mas temos trabalhando
duro para entender nossos problemas e melhorar o carro",
afirmou o piloto finlandês.
Mas o tempo perdido acabou
não afetando a classificação da
McLaren, que pode até poupar
o campeão mundial na sessão.
"Havia muito tempo isso não
acontecia comigo", disse Hamilton, que tinha largado pela
última vez em primeiro no GP
da China do ano passado.
"Este ano todo tive que usar
cada segundo da classificação,
mas não hoje [ontem], quando
não precisei nem completar
muitas voltas", disse ele.
Na sessão inteira, Hamilton
completou 15 giros. Kovalainen
fez 11 a mais, e Barrichello, seis.
NA TV - GP da Europa
Globo, ao vivo, às 9h
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