São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Apadrinhados" ganham vaga na nova entidade

DO PAINEL FC

As grandes surpresas da Liga Rio-São Paulo serão Etti Jundiaí, do lado dos paulistas, e Americano de Campos, do lado fluminense.
Além deles e dos oito clubes grandes, farão parte do torneio, um dos mais importantes do país no ano que vem, Guarani, Ponte Preta, Botafogo-SP, Lusa, América-RJ e Bangu.
Oficialmente, o Etti Jundiaí ganhou uma vaga na Liga por ser o atual campeão da Série A-2 do Paulista-2001. Mas, nos bastidores, o poderio da multinacional Parmalat, dona do time, pesou.
O Etti também teve como padrinho o presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi. O dirigente tem até hoje relações estreitas com executivos de seu ex-parceiro.
O Americano é o time de Eduardo Viana, presidente da Federação do Rio de Janeiro. Além disso, a cidade de Campos é considerada uma praça importante para a TV Globo, que detém os direitos de transmissão do Rio-SP.
Esse teria sido o mesmo fator que motivou a inclusão do Botafogo-SP, atual vice-campeão do Paulista, na nova liga.
Além disso, o presidente do clube de Ribeirão Preto, Ricardo Ribeiro, sempre manteve bom relacionamento com o presidente da Federação Paulista e, agora, da Liga Rio-SP, Eduardo José Farah.
A grande ausência na Liga será mesmo o São Caetano, como a Folha antecipou. Sensação do Brasileiro-2001 e vice-campeão da Copa João Havelange, o time do ABC vai disputar apenas o Paulista-2002, considerado a "segunda divisão" do Rio-SP.
De acordo com o contrato social da Liga, os grandes de São Paulo e Rio -Corinthians, Vasco, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo- terão cotas maiores na nova entidade.
O capital social da Liga será de R$ 200 mil, divididos em 200 cotas de R$ 1.000,00 cada.
Os grandes deterão 20 cotas cada um. Os demais clubes terão direito a cinco cotas cada.
Os clubes que forem rebaixados para a segunda divisão serão automaticamente desligados da nova entidade. (FM)



Texto Anterior: Futebol: Estatuto da Liga Rio-SP dá superpoderes para Farah
Próximo Texto: Rebelo pede ação contra Teixeira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.