São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulista-03 não terá virada de mesa

MARÍLIA RUIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Corinthians e São Paulo decidiram o Campeonato Paulista-03.
Os dois clubes vetaram ontem na reunião do Conselho Arbitral da FPF a entrada de Francana, Matonense e São José na Série A, como pretendiam a maioria absoluta dos 21 clubes que compõe o colegiado: o placar da votação de ontem foi 18 a 2 -o Palmeiras não votou porque seu presidente, Mustafá Contursi, chegou atrasado ao encontro. Era necessário que houvesse unanimidade.
A postura dos rivais impediu uma virada de mesa, que contaria com o apoio de Eduardo José Farah, presidente da entidade.
"Lamentavelmente Francana, Matonense e São José vão disputar outra divisão", afirmou Farah, que, apesar disso, não tem poder de voto no conselho.
Corinthians e São Paulo levantaram os problemas do número reduzido de datas e da preservação da legalidade para defender os seus votos. O corintiano Alberto Dualib foi além: "Isto também tem a ver com o futuro", referindo-se ao descenso no Brasileiro.
Os clubes preteridos, exceção feita ao São José, prometeram não deixar passar em branco a decisão do colegiado. Antonio Aparecido Galli, da Matonense, e Gílson de Souza, da Francana, prometeram acionar a Justiça para participar da Série A do Paulista-2003.
"Eu votei com prazer para que a FPF desse R$ 10 milhões para o Corinthians construir um estádio. Não sei porque fizeram isso", disse Souza, que se juntou a Galli após o encontro para definir uma ação conjunta de seus clubes.
Com o estatuto em mãos, o presidente da Matonense esbraveja, a poucos metros de Farah, contra a "ilegalidade" da decisão.
Farah foi direto na resposta. Prometeu retaliação contra os descontentes. "Se entrarem na Justiça comum, desfiliarei os dois no mesmo dia", disse, sem temer que o Paulista com 12 datas seja brecado por uma ação judicial.
Os 21 clubes da Série A foram divididos em três grupos. A estréia será em 26 de janeiro e a final, em 23 de março, como determinou a CBF -em referência aos Estaduais- na semana passada.
Os dirigentes também decidiram ontem o regulamento do Paulista. Os times foram divididos em três grupos. Passarão às quartas-de-final os dois mais bem colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros. Em apenas uma partida será decidido os semifinalistas. A partir de então, serão disputados jogos de ida e volta (nas semifinais e finais).
Os cartões, que foram o primeiro critério de desempate nas finais Torneio Rio-São Paulo, foram abandonados por Farah, que, desta vez, decidiu adotar os critérios técnicos: número de vitória, gols marcados, saldo de gols etc.


Texto Anterior: Palmeiras "é" melhor, mas Corinthians "está" melhor
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Maldonado volta a sentir antiga contusão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.