UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro joga com o romeno Hanescu, 80º do mundo

Na Rússia, Guga enfrenta mais um rival inexperiente no carpete

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten disputa hoje a segunda rodada do Torneio de São Petersburgo e mais uma vez tem a experiência a seu favor.
Seu adversário de hoje, por volta das 11h, o romeno Victor Hanescu, joga seu primeiro torneio de alto nível da ATP no carpete.
A diferença entre Hanescu e o americano Brian Vahaly, derrotado por Guga na estréia na Rússia, é que o romeno já disputou partidas na superfície pela Copa Davis: três vitórias em três jogos.
Além disso, tem um pouco mais de experiência no carpete em torneios menores. Mas, assim como o do americano, o currículo de Hanescu não impressiona.
Aos 22 anos, o romeno ainda não conta com nenhum título e, em sua melhor temporada, ocupa a 80ª posição no ranking (foi o último a garantir vaga na chave principal por esse critério).
Cabeça-de-chave número três do torneio, Guga, 27, com a mesma idade, já acumulava dois troféus, inclusive o de Roland Garros, e já havia aparecido no grupo dos dez melhores do mundo.
"O Hanescu é um jogador que saca forte, não vai muito para a rede e joga bem de fundo", afirmou o técnico de Guga, Larri Passos, sobre o rival que seu pupilo enfrenta pela primeira vez.
O Torneio de São Petersburgo, que o brasileiro disputa pela primeira vez, vai se tornando uma ótima oportunidade para Guga.
Serve para pegar ritmo para o Masters Series de Paris, que começa na segunda, encerra sua temporada e também é disputado no carpete, e para tentar abrandar o retrospecto no piso em 2003.
Depois de alcançar sua primeira final no carpete no final, em Lyon, no final do ano passado, Guga apresentou um desempenho bem abaixo do esperado em 2003.
Antes de São Petersburgo, ele só havia atuado na superfície em partidas válidas pela Copa Davis.
Principal nome da equipe brasileira, Kuerten perdeu partidas importantes e contribuiu para o rebaixamento para a segunda divisão da competição -o Brasil ocupava lugar na elite de forma ininterrupta desde 1997.
Na Rússia, o brasileiro também não reclamou de problemas físicos como o da semana passada, em Madri, quando descobriu ter tendinite no joelho direito.
Além disso, o torneio russo pode auxiliar o brasileiro a melhorar a sua 20ª colocação no ranking de entradas já que ele não defende pontos nesta semana.
De folga ontem, Guga treinou, participou de um evento promocional do torneio e aproveitou para conhecer São Petersburgo, cidade que visita pela primeira vez.


Texto Anterior: Automobilismo: Piloto da IRL morre em teste em Indianápolis
Próximo Texto: Ação - Carlos Sarli: Com pódio e sem TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.