São Paulo, sábado, 23 de outubro de 2010

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Ferrari aposta em expertise na Coreia

F-1
Escuderia tenta manter aproveitamento em pistas estreantes, em que triunfou em 5 das últimas 9 corridas

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A YEONGAM

Horas em simuladores, videogames, cálculos e mais cálculos e menos de cinco horas de fato sobre o asfalto.
E na próxima madrugada, às 4h, a F-1 coloca seus carros na pista para a estreia da Coreia do Sul em seu calendário, o 67º circuito a abrigar uma etapa da principal categoria do automobilismo.
Apesar de a pista ser praticamente desconhecida para pilotos e equipes, a Ferrari espera contar com sua expertise para obter bom resultado e ver Fernando Alonso dar sequência a sua ascensão no Mundial -é quem mais pontuou nas últimas seis provas.
Pelo menos no papel, o time de Maranello já provou ser o que mais facilmente se adapta a novas situações.
Dos últimos nove circuitos estreantes na F-1, a Ferrari conseguiu vencer em cinco.
Malásia, em 1999, Indianápolis (que voltou à F-1 com um novo traçado), em 2000, Bahrein e China, em 2004, e Valencia em 2008.
Isso sem contar o GP de Cingapura de 2008, quando Felipe Massa dominou o final de semana inteiro e vinha na liderança até Nelsinho Piquet bater propositalmente para favorecer seu então parceiro de Renault, Alonso.
Na confusão causada pelo acidente, Massa saiu dos boxes com a mangueira de combustível presa a seu carro e perdeu uma corrida praticamente ganha.
"Sem dúvida somos uma equipe com muitos recursos e isso ajuda bastante", disse Massa, antes do treino de classificação, que seria após o fechamento desta edição.
"O fato de já chegarmos com informações importantes que conseguimos no simulador, por exemplo, acaba fazendo a diferença. Você já chega no circuito sabendo o que esperar. São recursos que alguns times pequenos não têm", completou.
Para Alonso, vice-líder do Mundial, 14 pontos atrás de Mark Webber, o fato de a pista ser quase uma incógnita é positivo. "Trabalhamos muito no simulador, e sempre fico curioso e empolgado em conhecer um circuito novo."
Ex-engenheiro de Michael Schumacher e Kimi Raikkonen e agora chefe dos engenheiros da Ferrari, Chris Dyer afirmou que, com os recursos atuais, a tarefa num autódromo novo ficou mais fácil, especialmente agora que a Ferrari conta com um simulador de última geração, em Maranello, que passou a ser utilizado nesta temporada.
"Antigamente tínhamos que basear nossas projeções em desenhos no CAD para tentar descobrir a linha ideal.
O problema é que esses dados eram só estimados."
"Com a evolução dos simuladores, o nível de precisão aumentou, e os pilotos podem ter uma ideia muito mais próxima do que terão pela frente. E é possível conseguir detalhes como o efeito das zebras no carro, entre outros", completou Dyer.

NA TV
GP da Coreia do Sul
4h (de amanhã) Globo

FOLHA.com
Confira o grid do GP da Coreia do Sul
www.folha.com.br/es818776


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