São Paulo, Quinta-feira, 23 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeira queda foi em 1996

da Reportagem Local

O Fluminense sofreu o primeiro rebaixamento em sua história no Brasileiro-96, revertido em 97 graças a uma manobra da CBF.
Em crise, com uma dívida estimada na época em US$ 20 milhões, o clube, sob o comando interino do atacante Renato Gaúcho -que havia assumido o lugar do técnico Altair nas últimas rodadas da competição-, ficou em penúltimo lugar, à frente apenas do Bragantino, o outro rebaixado.
Alegando que o Brasileiro-96 perdera a credibilidade após o escândalo na Conaf (Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol), acusada de manipular resultados, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, aumentou de 24 para 26 os participantes na Série A, reconduzindo os rebaixados à Série A.
Ao final do Brasileiro-97, no entanto, o Fluminense, novamente em penúltimo lugar, voltou a ser rebaixado. O União São João, de Araras, foi o último. Caíram ainda Criciúma (SC) e Bahia.
No ano passado, o time, campeão do Brasileiro-84, 28 vezes campeão carioca e um dos fundadores do Clube dos 13, voltou a ser rebaixado, desta vez para a Série C, a terceira divisão. Caíram ainda Americano e Volta Redonda, também do Rio, Náutico (PE), Atlético-GO e Juventus (SP).
Neste ano, o Fluminense voltou a usar o ""tapetão" para garantir sua volta à Série B antes do final do campeonato, devido a irregularidades com um jogador do São Raimundo (AM), o que lhe valeu os pontos do jogo contra o rival.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Só em 2000, Série B define classificado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.