São Paulo, quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio ostenta 15 equipes a mais que
São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

Na qualidade, o futebol do Rio, com o título nacional ganho pelo Flamengo, destacou-se em 2009. Mas é na quantidade de clubes que o futebol carioca mais deixa os concorrentes para trás.
Segundo o cadastro elaborado pela CBF, a cidade teve 25 clubes profissionais na disputa de competições oficiais nos últimos três anos. Nenhuma outra cidade do país chega perto disso -quem mais se aproxima é Manaus, com 12 times (nesse caso, as distâncias e a falta de estradas fazem o futebol do Amazonas ficar basicamente concentrado na capital).
O Rio tem proporção de uma equipe por 247 mil habitantes. Em São Paulo, a relação é de um clube por 1,1 milhão de moradores -a CBF contabiliza dez clubes profissionais paulistanos na disputa de competições oficiais nos últimos três anos.
Mesmo com um batalhão de times modestos espalhados pelos subúrbios da sua capital, o futebol do Estado do Rio de Janeiro tem como principais destaques, fora os seus grandes, clubes de fora do principal município.
O Duque de Caxias, da região metropolitana, foi o oitavo colocado e conseguiu a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro.
O Macaé, da cidade com o mesmo nome do Norte do Estado, rica em petróleo, foi o vice-campeão da Série D e vai participar da terceira divisão em 2010. (PC)


Texto Anterior: Brasil pobre tem mais clubes que Brasil rico
Próximo Texto: Salgado: Registrar um time novo em São Paulo custa R$ 500 mil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.