São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Empate em 2 a 2 com a Matonense, que estuda recorrer de novo ao TJD, deu vaga ao time campineiro
Ponte ganha vaga, e tapetão, sobrevida

RODRIGO GARAVINI
da Folha Ribeirão

Com um um gol no último minuto de jogo, a Ponte Preta empatou ontem em 2 a 2 com a Matonense e assegurou sua classificação para a terceira fase do Campeonato Paulista.
A Matonense, que precisava vencer para se classificar, anunciou depois do jogo que só define hoje se recorre ou não ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) pedindo os pontos do jogo contra o Araçatuba. "Só vou resolver isso amanhã (hoje)", afirmou Antônio Aparecido Galli, presidente do clube de Matão.
Na última semana, Galli disse que poderia recorrer até à Justiça comum. A Matonense terminou com 14 pontos, um a menos do que a Ponte. Se ganhar os três pontos do jogo contra o Araçatuba, estará classificada.
Na última quinta-feira, o TJD tirou 15 pontos do Araçatuba pela escalação de jogadores irregulares em três jogos, um deles contra a Matonense.
O clube de Matão, no entanto, pleiteava os pontos da partida, pois a vitória do Araçatuba deu à Ponte Preta a vantagem do empate no jogo de ontem.
Para deixar a Matonense sem os pontos, o TJD se baseou na versão antiga do CBDF (Código Brasileiro Disciplinar do Futebol).
Em 1997, uma medida da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que ainda está em vigor, determinou a transferência dos pontos para os times derrotados quando os adversários utilizarem jogadores irregulares.
O próprio TJD de São Paulo vinha adotando a regra da CBF para julgar casos de jogadores irregulares. Foi assim com o Bandeirante, que ganhou pontos do Corinthians, de Presidente Prudente, em fevereiro, na Série A-3.
Dentro de campo, a Ponte começou o jogo de ontem pressionando a Matonense. Logo aos 4min, o time de Campinas chegou com André Silva, que chutou forte de fora da área, exigindo uma boa defesa do goleiro Hiran.
A equipe de Matão quase marcou aos 35min, com Marco Aurélio, que acertou o travessão numa cobrança de falta.
Quatro minutos depois, a Matonense conseguiu abrir o placar. O lateral-esquerdo Marcão dividiu uma bola com um zagueiro e o goleiro, dentro da área, e Gílson Batata, na sobra, tocou no canto direito do gol.
Na segunda etapa, a equipe de Matão jogava com garra, mas sem tranquilidade. Poucas jogadas eram trabalhadas, dando lugar ao individualismo.
A Ponte empatou aos 30min. Fabiano cruzou da direita, e Macedo, livre na área, tocou para o gol. Aos 39min, Juari perdeu uma boa chance de marcar o segundo da Matonense.
Dois minutos depois, o time de Matão chegou ao gol, com Adeílson, de cabeça. A vantagem durou pouco. O gol da classificação da Ponte foi anotado aos 46min, por Fabiano, que chutou no ângulo esquerdo de Hiran.


Texto Anterior: Paulista encerra fase com ameaça de ida ao tapetão
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.