São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Em 2003, quase uma centena de atletas emigrou

DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro Brasileiro de pontos corridos começou com uma cara e terminou com outra. Durante os nove meses de duração do torneio no ano passado, quase cem jogadores deixaram seus clubes na busca de um emprego no exterior.
A debandada atingiu praticamente todos os clubes, até os que mais brilharam. Cruzeiro e Santos perderam seus centroavantes antes do final do primeiro turno -Deivid e Ricardo Oliveira, respectivamente.
Caso mais radical aconteceu com o Corinthians. O time iniciou a disputa entre os favoritos, mas com a saída de, entre outros, Fábio Luciano, Kléber, Jorge Wagner e Liedson, decaiu e acabou o certame apenas no bloco intermediário.
Com a debandada geral, os clubes precisaram apelar para jogadores mais jovens. Em uma situação sem precedentes, foram utilizados, apenas no primeiro turno, mais de cem atletas que ainda não haviam completado 20 anos. Para efeito de comparação, o último Campeonato Espanhol começou com os 20 clubes inscritos não tendo nem uma dezena de adolescentes em seus elencos.
O Brasileiro-2003 terminou com uma média de quase 40 jogadores utilizados por clube. Em 2002, a média de atletas por equipe não chegou a 30.


Texto Anterior: Futebol: CBF quer fechar o mercado no Brasileiro
Próximo Texto: Rincón volta atrás e prefere Justiça a time B
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.