São Paulo, Sábado, 24 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STOP & GO
No lugar do chefe

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

Pode até ser que tudo mude na classificação de hoje. Mas a Ferrari deixou claro nesta semana que só será campeã, se um dia for, com Michael Schumacher.
O bate-boca entre Todt e Irvine faz lembrar os tempos da dupla Berger e Alesi, quando a escuderia só não desceu ladeira abaixo porque dela depende todo o universo da F-1.
Salo, que desde que assumiu o posto do alemão só teve um dia de folga, para se casar (a Ferrari chegou a perguntar a hora da cerimônia para ver se dava tempo de o finlandês cumprir algumas voltas de teste), caiu de pára-quedas na história.
E os resultados do treino de ontem refletem apenas a realidade atual da equipe: Irvine, em nono, e Salo, em 16º, atrás dos dois carros da Minardi, o padrão negativo da categoria.
Enquanto isso, Coulthard e Hakkinen, de tanque cheio, passearam na pista, com o carro sobrando, em um circuito que, pelo menos na teoria, não os favorece tanto como Hockenheim.
Sim, o GP da Alemanha preocupa a Ferrari e, por isso, o resultado de amanhã tem caráter vital para a equipe, para as suas pretensões neste Mundial.
Contar com uma possível disputa fratricida entre Coulthard e Hakkinen não parece suficiente para quem está sem Schumacher, a espinha dorsal do time.
Primeiro, porque Coulthard, mostram as estatísticas, não é confiável. Segundo, porque o escocês é muito suscetível às ordens passadas por rádio -e, não tenha dúvida, a McLaren é capaz de melar a disputa em nome do título, mesmo que isso o torne por demais anódino, todos sabem, já aconteceu.
Em resumo, ou Irvine dá show hoje e amanhã em Zeltweg, aparando as arestas com Todt e com o resto do time, ou a Ferrari tem tudo para começar a planejar a volta do alemão e, com quase toda a certeza, o título de 2000.
Por diversos motivos, a Ferrari é única. Irvine precisa provar que, pelo menos neste momento, é único também.

NOTAS

Substituto 1
Com Schumacher de molho, a mídia alemã está atirando para todo lado. No último fim-de-semana, o diário sensacionalista "Bild" preencheu sua página na Internet com fotos desinibidas da modelo japonesa Noriko Endo, agora senhora Salo, que tem uma coleção de filmes pornô em seu currículo.

Substituto 2
Salo está recebendo instruções por telefone de Schumacher, que já está em sua casa, na Suíça. Só ontem, foram duas ligações. Não ajudou muito.

Indy
Após dois bons desempenhos, Christian já aparece perto do topo na classificação deste ano. Franchitti é detalhe. O homem a ser batido é Montoya, claro, se a Ganassi deixar. Para quem não entende por que os bons times da Indy são tão falíveis, fica a mais rasa explicação: construir carros é caro, montar carros é barato. E nada que é barato dura.


Texto Anterior: José Geraldo Couto: Saudação a Ronaldinho, Rink e Muricy
Próximo Texto: Pan-Americano: Beatles incentiva saltadora revelação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.