São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo tenta ganhar a 1ª fora

DA REPORTAGEM LOCAL

Diante do Gama, hoje, às 17h, em Brasília, o São Paulo tenta acabar com a rotina de não conseguir vencer fora de casa pela Copa João Havelange.
Em quatro partidas feitas longe do Morumbi, o time do técnico Levir Culpi obteve três empates e sofreu uma derrota, para o Atlético-PR, por 2 a 1.
Na Copa Mercosul, os são-paulinos também não conseguiram vencer fora de seu estádio e estão praticamente eliminados da disputa. Na quinta-feira, a equipe perdeu para o Rosario Central por 2 a 1, na Argentina.
Para o técnico Levir Culpi, o jejum de vitórias como visitante não significa que os jogadores do seu time tenham dificuldade em jogar nessas condições.
"Nós poderíamos ter vencido algumas partidas fora de casa se não acontecessem erros de arbitragem", falou o técnico.
Apesar do discurso do treinador, o São Paulo tem cometido mais erros em alguns fundamentos quando atua no campo do adversário, segundo levantamento feito pelo Datafolha.
Quando joga no Morumbi, a equipe de Culpi acerta 12,4% das finalizações por partida, em média. Longe de seu estádio, o índice de acerto cai para 10,6%.
A eficiência nas trocas de passes também é menor fora de casa. A média de aproveitamento é de 81,5% no campo do adversário, contra 83,1% em casa.
Como visitante, o time também fica mais violento, aumentando a sua média de faltas de 23,4 para 25,8 por partida.
Além de tentar desbancar pela primeira vez o dono da casa, o São Paulo tenta manter hoje o que Culpi chama de liderança proporcional do campeonato.
A equipe é a que menos perdeu pontos até agora. Em dez jogos, acumulou 19 pontos. Ou seja, deixou escapar 11 pontos.
O atacante França, que se machucou na partida contra o Rosario, corre o risco de não jogar hoje. Se isso acontecer, Hiroshi, que entrou em seu lugar na Argentina, começa a partida.
Na zaga, Jean substitui Rogério Pinheiro, suspenso. Outra alteração poderá ocorrer no meio campo. Fábio Simplício cumpriu suspensão na Mercosul e deverá entrar no lugar de Axel.
Uma das preocupações de Culpi é melhorar o desempenho de seu time nas finalizações. Ele colocou parte da culpa pela derrota na Argentina nos erros nas conclusões.
"Criamos muitas chances e poderíamos ter vencido", afirmou o treinador são-paulino.
Hiroshi, que costuma entrar na segunda etapa das partidas, foi um dos jogadores que mais perderam oportunidades no jogo decisivo na Argentina.
Se ele jogar desde o início em Brasília, Culpi vai perder uma das opções que têm usado para reverter resultados adversos no segundo tempo dos jogos.
Na Copa João Havelange e na Mercosul, a entrada de Hiroshi tem sido importante para a equipe em momentos de dificuldade.
O zagueiro paraguaio Ayala, emprestado pelo Atlético de Madrid (Espanha), ainda não deverá ser aproveitado por Culpi.
Depois de cuidar de sua documentação, o jogador se apresentou esta semana ao clube, fez exames médicos e começou a treinar.
Mas dificilmente ele será aproveitado pelo técnico antes de completar pelo menos uma semana de treino com os companheiros. Depois desse período, Ayala deve formar a dupla de zaga do time ao lado de Rogério Pinheiro, com Wilson indo para a reserva.
A diretoria do São Paulo pode negociar o volante chileno Maldonado, que desfalca a equipe por estar defendendo a seleção de seu país nos Jogos de Sydney.
Clubes da Espanha estariam interessados em sua contratação. O passe vale cerca de US$ 4 milhões.
Por causa das constantes convocações, ele teve poucas oportunidades para se firmar como titular do clube do Morumbi.
A situação do lateral-esquerdo Fábio Aurélio, vendido ao Valencia (Espanha), deve ser resolvida esta semana. Apesar de o São Paulo ter anunciado o acerto com os espanhóis, o Napoli (Itália), time que havia feito um acordo para contratá-lo, espera a resposta do jogador da seleção olímpica sobre uma segunda oferta salarial.



Texto Anterior: André Luiz é o novo desfalque
Próximo Texto: Lusa aposta em seu histórico contra Sport
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.