São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Entidade receberá candidaturas

Fifa, enfim, oficializa Copa-2010 na África

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Agora é oficial. A Copa de 2010 vai acontecer mesmo na África.
Uma reunião do Comitê Executivo da máxima entidade do futebol ontem em Zurique, na Suíça, determinou que o Mundial vai ocorrer, pela primeira vez na história, no continente africano.
Foi o primeiro encontro oficial da cúpula da Fifa após a reeleição do suíço Joseph Blatter na presidência do órgão. O dirigente já havia declarado várias vezes que seu desejo era levar o mais nobre torneio do futebol para a África.
Segundo comunicado da Fifa, no próximo mês terá início o processo de candidatura para receber o evento. A África do Sul, que foi vencida por pouco pela Alemanha na disputa pela Copa de 2006, é a grande favorita para hospedar o terceiro Mundial do século 21.
O Brasil, entre outros países, manifestava o desejo de abrigar a Copa em 2010, mas a rotatividade de continentes prevista pela Fifa direcionava a competição para a África. EUA, China e Austrália ensaiavam fortes candidaturas.
A África do Sul já refutou a idéia de co-organizar o evento -países vizinhos, como Zimbábue, poderiam receber alguns jogos. Marrocos, que tentou receber as últimas edições do Mundial, também aparece como opção africana.
Tunísia, Egito e Nigéria já abrigaram Mundiais da Fifa para jovens. Issa Hayatou, camaronês que foi vencido por Blatter, exigia a Copa em seu continente. Lennart Johansson e Chung Mong-joon, opositores de Blatter, não estiveram na reunião de ontem.



Texto Anterior: Lesão está no script, diz preparador
Próximo Texto: Copa das Confederações é francesa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.