São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Fifa apontará pela primeira vez o mais destacado jogador do planeta contando os votos do capitão de cada seleção

Agora boleiro ajuda a eleger melhor do ano

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez na história, o melhor jogador de futebol do mundo será escolhido de fato "dentro das quatro linhas".
A Fifa modificou sua tradicional eleição para apontar o mais destacado atleta da temporada. Antes, só os técnicos das seleções nacionais votavam na disputa. A partir de agora, os capitães de cada uma das seleções nacionais terão direito a voto. Além disso, representantes da FIFPro, organização mundial de futebolistas, também participarão da badalada eleição.
No final deste mês, técnicos, capitães e os representantes da FIFPro receberão uma lista preliminar com nomes de 30 jogadores e de 20 jogadoras. Os votantes terão que destacar nomes dessa lista, outra novidade para a eleição feita pela entidade máxima do futebol.
Até o ano passado, quando Zidane faturou pela terceira vez o título de melhor do mundo (lidera a lista de vencedores ao lado de Ronaldo), os treinadores podiam votar em qualquer atleta, desde que não fosse de sua seleção.
O lateral-direito Cafu, do Milan, deve ser o primeiro jogador brasileiro a votar na eleição de melhor atleta do planeta. Ele foi convocado novamente para a seleção e, pela experiência de três Copas, costuma ser o capitão do time.
A FIFPro representa associações nacionais de atletas de 40 países, dentre esses o Brasil.
"É mais um avanço, mais uma conquista para os jogadores. A União Européia vem impondo à Fifa uma maior participação dos atletas em todas as questões", disse Rinaldo José Martorelli, vice-presidente da Fenapaf, Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, que é ligada à FIFPro.
Dentre os favoritos ao troféu de melhor atleta deste ano estão vários brasileiros, como Kaká, do Milan, Ronaldinho, do Barcelona, e Ronaldo, do Real Madrid. A entrega do prêmio acontecerá no dia 20 de dezembro, em Zurique.
A Fifa decidiu ainda aumentar o prazo de preparação das seleções para a Copa. Assim, as finais da Copa dos Campeões e da Copa da Uefa da próxima temporada serão antecipadas em uma semana.


Texto Anterior: Futebol - Mário Magalhães: Maldades e milhões no "novo" Maracanã
Próximo Texto: Parreira anistia barrados do Haiti, dá vez a Maxwell e saca Belletti
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.