São Paulo, Quarta-feira, 24 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Derrota hoje significa a eliminação

do enviado a Hannover

Gustavo Kuerten decide hoje sua sorte na Copa do Mundo contra o equatoriano Nicolás Lapentti, oitavo do mundo.
O jogo será a última partida a ser disputada. Ocorre a partir das 16h30 (de Brasília).
"Vai ser tudo ou nada para nós dois", disse Kuerten, terceiro do ranking mundial.
Kuerten e Lapentti já se enfrentaram três vezes. O equatoriano tem vantagem de dois a um, estabelecida recentemente, quando se enfrentaram no Torneio de Lyon.
Em geral, Lapentti atua melhor do que o brasileiro em situações como a de hoje -uma partida em ginásio, numa quadra considerada rápida. Já conseguiu até um título em um torneio indoor (em Lyon). Kuerten jamais o fez.
Desconsiderados casos de contusão, quem perder hoje estará eliminado da competição.
Por outro lado, pelo formato da Copa do Mundo, único no tênis, é possível ser campeão após uma derrota. São dois grupo de quatro atletas, classificando-se os dois primeiros.
Em caso de igualdade entre dois ou mais jogadores, os critérios de desempate são, pela ordem: resultado do confronto direto (se forem apenas dois os empatados), porcentagem de sets vencidos e porcentagem de games vencidos.
Estuda-se estender esse tipo de disputa a outras competições, como o Super 9 de Paris. "Não acho que isso vá acontecer nos Grand Slams. E eles são o tênis", disse Andre Agassi, numa resposta nada delicada com a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), que promove ao máximo a Copa, seu principal torneio.
Por causa do formato peculiar, a competição de Hannover adota também um sistema diferenciado de pontuação.
Assim, a partida de hoje tem importância crucial para Kuerten, que tenta se manter em terceiro no ranking até o fim do ano. Como os participantes da Copa podem obter até 730 pontos, todos os jogadores que estão em Hannover têm chances de passar o brasileiro. (RD) NA TV - Thomas Enqvist x Nicolas Kiefer, ao vivo, às 11h, na ESPN International


Texto Anterior: Tênis: Na volta, Sampras ignora Kuerten
Próximo Texto: Cansado, brasileiro prolongará férias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.