São Paulo, terça-feira, 24 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em maré de azar, Barcelona pode ser eliminado hoje

Atual campeão europeu, time joga com desfalques até por gripe suína contra a Inter de Milão na Copa dos Campeões

No ex-líder do Espanhol, que não pode perder, Messi e Ibrahimovic são dúvidas por contusão, e Yaya Touré e Abidal continuam com vírus

Lluis Gene/France Presse
O argentino Lionel Messi, que é dúvida para a partida de hoje do Barcelona, treina no Camp Nou

DA REPORTAGEM LOCAL

O Barcelona, não faz tanto tempo, jogava por música, encantava e fazia inveja ao Real Madrid. Hoje, cheio de problemas para enfrentar a tetracampeã italiana Inter, pode escancarar sua má fase e dar alegria aos arquirrivais madrilenos.
Se perder diante do time de José Mourinho no Camp Nou e o Rubin Kazan bater o Dínamo de Kiev em casa, o sonho do bicampeonato europeu chegará ao fim de forma precoce -ainda faltará uma rodada depois para o fim da fase de grupos.
Esse cenário de pressão para o Barcelona vem logo em seguida ao final de semana em que o time perdeu a liderança do Espanhol para o Real Madrid, rival que enfrentará no fim de semana, portanto, atrás na tabela.
O técnico Josep Guardiola, acostumado a ganhar todo o tipo de disputa desde que assumiu o Barcelona, talvez não conte com seus dois principais jogadores, Messi e Ibrahimovic, que estão se recuperando de lesão e são dúvida para hoje.
"Sem eles, também posso ganhar. Também podemos vencer sem outros. Vamos sair para jogar com o que temos", falou Guardiola, que vai esperar até minutos antes da partida para confirmar sua equipe.
"Evidentemente sentiríamos falta do melhor jogador do mundo [Messi], assim como os Bulls sentiriam falta de Jordan [Michael], se jogasse ainda, e os Lakers sentiriam falta do Kobe Bryant", comparou Guardiola.
Já faz alguns dias que o Barcelona vem passando por maré de azar. A gripe suína chegou ao clube, e Abidal e Yaya Touré, com o vírus, estão fora de combate. O time perdeu um jogo e empatou outro com o Rubin Kazan, bicampeão russo que leva vantagem no confronto direto -ambos têm cinco pontos, um a menos que a líder Inter.
"A partida que se joga primeiro é a mais importante", falou Guardiola, respondendo aos jornalistas espanhóis sobre o clássico posterior com o Real.
Uma das atrações no Camp Nou é o atacante Eto'o, que foi ídolo no Barcelona e que agora defende a Inter. "O jogador não é responsável por essa situação [deixar o clube], e sim o treinador. Temos uma maravilhosa torcida que o aplaudirá", disse o técnico do Barcelona, que assumiu a decisão de liberar Eto'o.
"O Barcelona está acima das individualidades, mas o Messi é único, o melhor do mundo. No momento em que Eto'o entrar no campo, tenho certeza de que ele será aplaudido, porque merece. Foram cinco anos conosco, e ele foi determinante em alguns títulos", falou Joan Laporta, o presidente do clube.
José Mourinho, que já foi auxiliar no Barcelona no início de carreira, elogiou o ex-clube.
"Agradeço ao Barça por me dar a oportunidade de trabalhar por quatro anos. Foi importante para a minha carreira", declarou o treinador.


NA TV - Rubin Kazan x Dínamo
ESPN, às 15h30

NA TV - Barcelona x Inter
Gazeta e ESPN Brasil, às 17h45

NA TV - Arsenal x Standard
ESPN, às 17h45



Texto Anterior: Tribunal tem integrante irregular
Próximo Texto: Fifa convoca congresso após caso de corrupção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.