UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

A história...
O longa de Anibal Massaini sobre Pelé traz lance de uma pelada do atleta com ex-colegas do Baquinho, time de Bauru onde ele começou a carreira. Registro em 16 mm do jogo mostra um gol do craque idêntico ao que ele perdeu na Copa do México, em 1970, contra Mazurkiewicz, goleiro do Uruguai.

...não se repete
Assim como em Guadalajara, no amistoso de 1974 Pelé recebeu lançamento do meio-campo, deu drible de corpo no goleiro, indo para um lado e buscando a bola vinda do outro. Na conclusão contra o Uruguai, chutou em diagonal, para fora, rente à trave direita. Na pelada, quatro anos depois, marcou.

Concorrência
O filme de Massaini, em fase final, tem lançamento previsto para o mês de março. É o mesmo mês em que Hélio Viana, ex-sócio e desafeto de Pelé, pretende lançar um livro de denúncias contra o ex-jogador.

Uruguai-2030
A federação de futebol uruguaia já lançou campanha para abrigar a Copa de 2030, quando fará cem anos do primeiro Mundial, realizado justamente no Uruguai. A entidade espalhou cartazes pelas ruas e disse que entregará plano para reformular os estádios, o sistema de transporte e a hotelaria do país para a Fifa já no ano que vem.

Invasão
O Brasil aparece em décimo lugar no ranking de países estrangeiros com maior número de voluntários para trabalhar nos Jogos de Atenas. O país teve 972 pré-selecionados, que devem seguir para a Grécia em janeiro, onde se submeterão a testes e passarão por entrevista.

Macaco velho
Roberto, volante da Ponte, diz que gostaria muito de jogar no Flamengo, mas teme que no Rio tenha os mesmos problemas de Campinas: calote e mais calote.

Pós-festa
Não pegou bem no São Paulo a posição de Marcelo Portugal Gouvêa, desafeto de Ricardo Teixeira que, em festa da CBF, parecia amigo íntimo do dirigente. A diretoria do clube tentou justificar dizendo que Gouvêa foi enganado. Teixeira teria lhe dito que todos os presidentes de clubes tinham sido convidados, o que não foi o caso.

Outra versão
A CBF, por sua vez, afirma que o convite a Gouvêa foi pessoal e que não lhe foi dito que todos os presidentes seriam chamados.

Direitos iguais
Os clubes cariocas chegaram a acordo sobre a divisão da cota de TV do Estadual do Rio. Vão rachar o valor que lhes cabe dos R$ 7 milhões pagos pela Globo em partes iguais. A decisão foi tomada após reclamação de Bebeto de Freitas, presidente do Botafogo, que não aceitava ganhar menos do que os rivais.

Pizza à vista
A Federação Paulista de Judô apresentou ao Pinheiros e à CBJ proposta para acabar com a disputa judicial da seletiva do meio-leve. João Derly e os atletas do Pinheiros Reynaldo Santos e Leandro Cunha competiriam entre eles e o vencedor pegaria Henrique Guimarães na final.

Exigências
O Pinheiros, que contesta na Justiça o critério do ranqueamento de Derly, diz que só aceita se a competição acontecer fora de SP, RJ e RS, onde estão as partes envolvidas na ação, e com árbitros de outros Estados. Exige ainda sorteio prévio da ordem dos combates.

À cubana
A primeira reunião do Fórum dos Secretários Estaduais de Esporte, em janeiro, terá como convidado o ministro cubano de Esporte, Humberto González. Ele vai discorrer sobre a política esportiva de seu país e dar dicas sobre quais programas poderiam ser importados pelo Brasil.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Totti, jogador da Roma, sobre o prêmio Bola de Ouro dado a Nedved, da Juventus:
- Não mereceu vencer. Outro deveria ter ganho, alguém que diverte os torcedores.

CONTRA-ATAQUE

Faminto

Maior estrela da natação da atualidade, o americano Michael Phelps deve tentar no próximo ano igualar o recorde de seu compatriota Mark Spitz de sete medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos.
Ele, porém, tem problemas com a balança em sua preparação. Diz que é frustrante perder 2 kg em único dia. Aos 18 anos, ele tem 88 kg e mede 1,92 m, acréscimo de 10 centímetros e 15 kg em relação a Sydney-2000.
Para tentar evitar o efeito sanfona, Phelps, que lista lasanha, pretzels, cheeseburger e cone de waffle com sorvete de creme como seus pratos favoritos, tem uma estratégia insólita: compete com colegas de treino quem come mais no café da manha.
- O máximo que eu consegui foi uma torrada, três panquecas, uma omelete, uma tigela de cereal e três sanduíches, contou.


Próximo Texto: Após um ano, Parreira não empolga brasileiros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.