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AUTOMOBILISMO
Reforma no autódromo paulistano termina só nove dias antes do início dos treinos para a F-1
Interlagos desconta um ano de atraso
da Reportagem Local
Com quase um ano de atraso, o
prefeito de São Paulo, Celso Pitta
(PTN), prometeu ontem terminar
as obras no autódromo de Interlagos nove dias antes do primeiro
treino livre para o GP Brasil.
"A data de entrega é dia 15 de
março. Mas, se for possível, se tudo der certo, vamos antecipá-la
em quatro ou cinco dias", disse.
A declaração foi feita após uma
visita do prefeito ao circuito. A
um custo de R$ 11,25 milhões, Interlagos está passando por sua
maior reforma desde 1990, quando voltou a receber a F-1.
Neste ano, o GP Brasil, segunda
etapa do Mundial, está marcado
para 26 de março. O primeiro
treino livre acontece no dia 24.
Grande alvo de críticas de pilotos e engenheiros em todos os
anos, o asfalto está sendo, enfim,
trocado. Uma empresa inglesa foi
contratada e trabalha desde janeiro no recapeamento da pista.
Uma primeira camada de asfalto polimérico, com drenagem
mais eficiente, já foi colocada sobre os 4,309 km do circuito.
Nesta semana, os técnicos ingleses trabalham na implantação da
segunda e última camada.
Enquanto isso, a Emurb (Empresa Municipal de Urbanização)
trabalha a toque de caixa para terminar a extensão do paddock.
A área, que antes variava de 3 m
a 5 m, passará a ter 21 m de largura, tornando mais fácil o trabalho
dos mecânicos no circuito e a circulação do público.
A parte de baixo da plataforma,
que será usada para os escritórios
das equipes, porém, só ficará
pronta para o GP Brasil de 2001.
Toda a pressa da prefeitura teria
sido evitada se as reformas de Interlagos tivessem começado uma
semana depois da corrida do ano
passado, como foi prometido na
ocasião pelo administrador do
autódromo, Carlos Adhemar de
Figueiredo Ferraz.
"Assim que o GP terminar, começaremos os trabalhos para recapear todo o circuito", declarou,
no início de abril de 1999.
Pitta, ontem, negou que esteja
usando a reforma do circuito para
ganhar apoio em um ano eleitoral. "Todo mundo me pergunta
isso. Mas o que acontece é que essa reforma está dentro de nosso
orçamento para este ano."
Para o prefeito, "a cidade terá
um dos melhores autódromos do
mundo, se não o melhor".
Com o recapeamento do asfalto
e o prolongamento do paddock,
ficará faltando agora apenas uma
grande obra em Interlagos: a
construção de novos lances de arquibancadas fixas.
Em um relatório entregue ontem pela Emurb, a possibilidade
de substituição das atuais arquibancadas tubulares não é nem sequer cogitada -estima-se que a
prefeitura gaste anualmente cerca
de US$ 3 milhões com a montagem das estruturas provisórias.
Neste ano, esse custo deve crescer ainda mais. Devido ao aumento da procura por ingressos, causada pela contratação de Rubens
Barrichello pela Ferrari, dois novos setores serão montados.
"Não tenho o número exato das
vendas, mas acho que ainda estão
disponíveis cerca de 30% dos ingressos", disse ontem Thamas
Rohonyi, da International Promotions, promotora do GP Brasil.
Segundo ele, o grande motivador para as reformas em Interlagos foi o autódromo de Sepang,
na Malásia, que recebeu a F-1 pela
primeira vez na temporada passada. Com estruturas modernas e
asfalto perfeito, foi elogiado por
pilotos e dirigentes. E, como "prêmio", abrigará neste ano a última
etapa do Mundial.
"A pista da Malásia mudou todas as referências da F-1. Depois
de Sepang, todos os autódromos
vão precisar se modernizar", afirmou ontem Rohonyi.
(FÁBIO SEIXAS)
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