São Paulo, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lobby pode barrar nova mudança

da Reportagem Local

A mudança no tamanho da bola só aconteceu na segunda tentativa da Federação Internacional de Tênis de Mesa de tornar seu produto mais adequado para a TV.
A medida havia sido proposta no congresso realizado no Mundial da Holanda, em agosto de 1999, mas foi vencida.
""Desta vez a proposta só passou por dois votos de vantagem", afirmou Antônio Fernando Orlando, secretário-geral da CBTM.
O dirigente disse que há uma disputa grande entre os fabricantes de materiais esportivos e a federação. ""Com a mudança de ontem, as empresas terão que jogar no lixo os robôs que lançam as bolas durante os treinos e fabricar novos."
De acordo com o técnico Francisco Camargo, já existem outras duas sugestões.
Uma seria técnica: limitar as variações do saque para evitar que o jogador esconda a bola com seu corpo e dificulte a visão e a compreensão do efeito pelo adversário.
A segunda mexeria novamente com a indústria de materiais esportivos: limitar e padronizar as borrachas utilizadas nas raquetes, o que diminuiria as técnicas utilizadas.
""Se o novo diâmetro da bola não for o suficiente para melhorar o jogo, acho que as mudanças serão implantadas", afirmou Camargo. (FI)

Texto Anterior: Tênis de Mesa: Em nome da TV, bolinha fica maior
Próximo Texto: Hipismo: Brasil faz 1ª seletiva olímpica para CCE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.