São Paulo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Antes modelo, União São João de Araras tem aproveitamento zero e a defesa mais vazada do país na temporada

Palmeiras desafia o pior time do Brasil

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Há menos de dez anos, o União São João de Araras era o clube do interior paulista mais promissor. Hoje, quando enfrenta o Palmeiras, às 21h45, ostenta a fama de maior saco de pancadas do país.
Foram seis jogos no Paulista-04, e em todos o time terminou derrotado. Nos estaduais já iniciados, só no Pará existe um time tão ruim quanto o União. O Águia também foi derrotado seis vezes, só que levaria a vantagem em um hipotético desempate por ter um saldo de gols melhor.
Isso porque a equipe de Araras também é dona da pior defesa do futebol brasileiro em 2004. Foram 23 gols sofridos até agora, o que significa uma média de 3,83 por partida. Quem chega mais perto dessa trágica marca é o Libermorro, do Amazonas, que é vazado, em média, 3,6 vezes por jogo.
Nos últimos três jogos, a agremiação de Araras sofreu 15 gols -oito deles em uma única partida, contra o Santos, fora de casa.
A debacle do União não é de agora. No ano passado, o time já havia fracassado de forma retumbante. No Paulista, só ganhou três dos 12 jogos que fez e quase caiu. Na Série B do Brasileiro, a coisa foi pior ainda. Com 15 derrotas em 23 jogos, o time, que chegou a estar na elite do Nacional na década passada, terminou o torneio rebaixado para a terceira divisão.
Agora, um novo descenso só não é iminente pelo que aconteceu no tapetão, que tirou 12 pontos do Oeste. Assim, o União, apesar de ainda não ter somado pontos, não é o lanterna do Grupo 2 -apenas um time cai por chave.

Zebra
Para o atual técnico da equipe, Arnaldo Lira, será difícil para o União sair da situação atual.
"Não tenho muitas opções", afirmou o treinador, que faz uma comparação inusitada para mostrar o quanto seu clube é hoje zebra diante do Palmeiras, mesmo em casa. "É como se o [Cristiano] da Matta tentasse vencer o [Michael] Schumacher", diz Lira, o segundo técnico do time no Paulista -o primeiro foi Play Freitas.
No torneio, o União São João tem como principal arma o veterano atacante João Paulo, que completa 40 anos em julho. Ele é o artilheiro do time, com três gols.
Com tantos resultados ruins, a diretoria do clube, que ontem não atendeu as ligações da Folha, já ameaçou abandonar o barco. No ano passado, após o rebaixamento para a Série C do Brasileiro, o presidente José Mário Pavan mostrou desejo de vender o clube.
A torcida de Araras se antecipou ao cartola e já abandonou a equipe. Em um Paulista marcado pelo fracasso de bilheteria, a torcida do União consegue ir ainda mais longe no desprezo à competição. Somados os três jogos que fez no seu estádio até o momento, o clube não conseguiu reunir mil torcedores -tem uma média de 309 pagantes por partida.


Colaborou a Folha Campinas

NA TV - Globo, ao vivo, às 21h45 (só para SP)



Texto Anterior: Marília joga em Jaú
Próximo Texto: Memória: União foi o 1º do Brasil a ganhar status de empresa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.