São Paulo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

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MEMÓRIA

União foi o 1º do Brasil a ganhar status de empresa

DA REPORTAGEM LOCAL

O clube que hoje agoniza foi o primeiro do país a ganhar o status de empresa.
Fundado em 1981 por uma família de usineiros, o União foi comprado em 1993 pelos empresários José Mário Pavan e Iko Martins, que o transformaram em um negócio no ano seguinte.
Os empresários assumiram um time com ótimas perspectivas. Em 1993, o clube vendeu o lateral Roberto Carlos para a Parmalat por US$ 500 mil, um valor alto para a época. O União também era capaz de obter patrocinadores de peso. Um deles foi a Nestlé, que em 1994 pagou US$ 200 mil para colocar uma das suas marcas na camisa da equipe.
Em campo, a injeção de dinheiro deu resultados. Com pouco mais de dez anos de história, o União São João estava na primeira divisão do Brasileiro -disputou o torneio por quatro edições.
Mesmo nos bons tempos, entretanto, a equipe não conseguiu atrair a atenção dos torcedores da cidade. Na sua estréia na primeira divisão do Nacional, em 1993, ficou na lanterna do ranking de público, com menos de 2.000 pagantes por jogo.
Pior bilheteria teve o clube na desastrosa campanha na Série B do ano passado, quando o União teve uma média de apenas 885 pagantes por partida. (PC)


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