São Paulo, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novato deixa para trás os medalhões do Paulista

Muricy, Luxemburgo e Leão acumulam títulos, mas estão em baixa em 2008 enquanto estreante gaúcho faz seu clube subir na tabela

Mano Menezes põe Corinthians entre os 4 primeiros com vitória sobre a Ponte

DA REPORTAGEM LOCAL

Os "craques" da prancheta do Paulista estão em má fase.
E a 11ª rodada da edição 2008 terminou com um novato na competição como destaque.
Com uma vitória sobre a Ponte Preta, que começou a rodada na liderança, o Corinthians de Mano Menezes é agora o único grande no G4 -justamente o quarto colocado-, o grupo que estaria hoje classificado para as semifinais.
Uma façanha diante dos currículos dos treinadores dos outros três grandes.
Juntos, o santista Emerson Leão, o palmeirense Vanderlei Luxemburgo e o são-paulino Muricy Ramalho somam nove títulos do Paulista e mais de 20 participações na competição. Os dois primeiros dirigem equipes no Paulista desde o final da década de 80. Muricy disputou seu primeiro Paulista como técnico em 1996.
E os três dividem o título do Paulista desde 2004.
Currículos bonitos, mas que podem ser manchados neste ano, em que pequenos (Guaratinguetá, Ponte e Barueri) também com técnicos de rala experiência no Paulista estão no G4.
A rodada de final de semana foi especialmente cruel para Luxemburgo e Muricy.
Os dois jogaram em casa com suas equipes, mas nenhum conseguiu vencer.
Luxemburgo ainda foi expulso no empate do Palmeiras contra o então lanterna Rio Preto no sábado. Resultado que fez seu time, o que mais investiu para a competição, terminar o fim de semana em nono, sem chances de entrar para o G4 na próxima rodada.
Ontem foi a vez de Muricy tropeçar feio como mandante.
O São Paulo saiu ganhando por 2 a 0 no Noroeste, mas cedeu o empate e por pouco não perdeu. Assim, caiu para o quinto lugar, fora da zona de classificação às semifinais.
Emerson Leão ainda conseguiu vencer, mas segue sendo o técnico dos grandes com o pior desempenho -o Santos é o 11º colocado. Na Vila Belmiro, seu time venceu o Ituano por 4 a 1, com direito a gol do zagueiro Betão, o principal alvo da fúria da torcida santista em 2008.
Mano supera os medalhões do Paulista fazendo seu time marcar de forma implacável.
São apenas seis gols sofridos em 11 jogos. Os números do Datafolha na rodada explicam esse desempenho.
Contra a Ponte Preta, dona do melhor ataque do Paulista, o Corinthians fez 156 desarmes. O São Paulo, por exemplo, fez só 95 contra o Noroeste.
O Paulista pára no meio desta semana por causa da Libertadores e da Copa do Brasil. No próximo domingo, Mano e seu Corinthians terão o Palmeiras de Luxemburgo pela frente.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Acosta e Júlio César aquecem Corinthians para clássico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.