São Paulo, segunda-feira, 25 de maio de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO ARRUDA - painelfc.folha@uol.com.br

Pais e filhos

A Fifa lançará normativa a partir de outubro para regularizar as transferências de menores de 18 anos. Atualmente, as saídas de atletas não são permitidas, mas agentes e clubes conseguem burlar a regra, por exemplo, ao dar emprego aos pais dos atletas menores. Essas transações não contam com supervisão da entidade máxima do futebol. Para estabelecer a nova regra, a Fifa criará um comitê para analisar os casos de negócios com garotos. De acordo com a entidade, os casos de exploração infantil têm crescido muito.

Escolinhas. Com a nova resolução da Fifa, a CBF terá de registrar e passará a controlar todos os centros formadores de atletas de categorias de base fora do escopo dos clubes. Entrarão nessa lista, por exemplo, até escolinhas.

Preparação. A entidade máxima do futebol tem enviado representantes para explicar as mudanças na norma para garotos em congressos de direito esportivo pelo mundo. A edição brasileira foi em Porto Alegre, há duas semanas.

De longe. O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, já avisou que não irá se meter no racha entre os jogadores. Mas aliados do cartola dizem que, se ele interferir, ficará ao lado do goleiro Fábio Costa.

Futuro. O presidente do Santos tem planos em comum com o goleiro quando ele parar de jogar. Fábio Costa planeja entrar para a política no clube da Vila Belmiro.

Treino e jogo. A diretoria do Corinthians diz que a reforma da Fazendinha ficará pronta no dia 6 de junho. O novo gramado, do tipo Bermudas, é o mesmo utilizado no Pacaembu, que tem sido alvo de reclamações. A diretoria diz que a grama é boa, mas que sofre pelo excesso de uso.

Da China. Em seu depoimento à comissão que investiga supostas irregularidades no contrato para a construção da arena palmeirense, João Mansur, sócio do clube, relata que sua empresa, a Reag, tinha prioridade para prestar todos os serviços relacionados à construção do estádio.

Mal explicado. Mansur, chamado algumas vezes pelo presidente Luiz Gonzaga Belluzzo de "pai da arena", disse também que a demolição de um ginásio do clube para a obra foi "coisa política".

Cuidado. A diretoria do São Paulo, que ganhou fama entre os rivais de assediar jogadores em fim de contrato, tomou cuidado para não se indispor com o Coritiba. Por esse motivo, só deve apresentar o meia Marlos hoje. O contrato do atleta terminou ontem.

Cinema... Homem forte do departamento de marketing da Confederação Brasileira de Basquete, José Carlos Brunoro tentará acordo com as emissoras de TV sobre a exibição dos patrocinadores.

...mudo. Se o nome dos parceiros comerciais das equipes não for falado nas transmissões, Brunoro sugere que haja mais imagens em close-up mostrando as marcas.

Dividida

"Eu não estou nem aí com o que esses caras falam. Eles só dizem besteiras"


Do presidente palmeirense LUIZ GONZAGA BELLUZZO, sobre a oposição do clube levantar suspeitas de irregularidades no projeto da arena palmeirense com a empresa WTorre


Próximo Texto: Goleiros determinam empate sem gols
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.