São Paulo, terça-feira, 25 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Cartão amarelo
A Anaf (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol) enviou ontem ofício ao Clube dos 13 criticando a forma como os dirigentes dos 20 principais times brasileiros pretendem conduzir a arbitragem na Copa João Havelange, o Nacional-2000.

Pressão
A associação, presidida por Márcio Rezende, pede um diálogo com o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff. No torneio, somente o módulo de elite terá juízes que não são dos Estados dos times envolvidos em cada jogo. Para a Anaf, esse é o ponto mais grave dos critérios de arbitragem da competição.

Em cima da hora
O Clube dos 13 promete divulgar hoje, quatro dias antes da data prevista para o início da Copa João Havelange, a tabela completa e o regulamento da competição. Ontem, integrantes do comitê organizador se reuniram em São Paulo, mas não conseguiram finalizar os trabalhos.

Mais três
Somente o módulo de elite iniciará as disputas no próximo final de semana. Ontem, a Copa ganhou mais três times nos módulos equivalentes à terceira divisão: Corinthians-AL, Tocantinópolis-TO e Comercial-MS. O América-SP desistiu da disputa. Em seu lugar, foi confirmado o Potiguar-RN.

Famoso quem?
O meia-atacante Rivaldo, da seleção brasileira, foi questionado ontem por um jornalista argentino sobre a possibilidade do jogador Aimar, do River Plate, ser contratado pelo clube no qual atua o brasileiro, o Barcelona. A resposta não poderia ser mais desapontadora: "Quem? Nunca ouvi falar".

Escolinha
O jornalista e escritor Orlando Duarte vai distribuir para todos os jogadores da atual seleção brasileira exemplares de seu livro "Enciclopédia dos Mundiais de Futebol". Ele se disse impressionado com a desinformação do grupo sobre os "escretes canarinhos" do passado.


Prévia
Antes de estrear na primeira divisão da Copa João Havelange, o Gama terá que ir a campo na quinta-feira, quando começa a decidir com o Bandeirante o título do Estadual do DF. O campeão deveria ter saído no início do mês, mas as finais acabaram não sendo disputadas, já que o Gama estava suspenso pela Fifa.

Teste
O treinador do clube do DF, Vágner Benazzi, quer usar a final como o primeiro teste da nova equipe que está sendo montada para o Nacional-2000. Juari, ex-Santos, é um dos reforços.

Ficha limpa 1
Ontem, a Fifa retirou, oficialmente, a punição imposta ao Gama, que estava suspenso de todas as competições oficiais por ter recorrido à Justiça comum. O Clube dos 13 informou ainda que, para o fim da suspensão, todas as ações do Gama foram retiradas.

Ficha limpa 2
O comunicado liberando o Gama foi assinado pelo secretário-geral da Fifa, Michel Zen-Ruffinen. A entidade se baseou na defesa apresentada pelo advogado Heitor Bastos-Tigre para suspender a punição, segundo a qual as ações do Gama foram movidas "por terceiros".

Procura fraca
O frio parece estar afastando o torcedor paulistano das bilheterias. Hoje, véspera do confronto entre Brasil e Argentina, no Morumbi, ainda há ingressos disponíveis para a partida, que tem atrativos de sobra. Até o final da tarde de ontem, somente os bilhetes para as arquibancadas estavam totalmente vendidos.

Estresse
A vôo do Corinthians, de Paris para São Paulo, sofreu atraso de uma hora e irritou os jogadores, que disputaram amistoso contra o Paris Saint-Germain no sábado. Uma mulher, supostamente embriagada, estaria tentando obrigar uma criança a ingerir álcool. Ela foi retirada do avião, atrasando a decolagem.

DIVIDIDA

Do zagueiro Antônio Carlos, capitão da seleção brasileira, sobre charge de um jornal argentino sobrepondo o ex-jogador Maradona ao "rei" Pelé:
- É desrespeito não só com Pelé, mas com todos os cidadãos brasileiros e até do mundo.

CONTRA-ATAQUE

Barrado no baile
Os "bad boys" não são exclusividade do futebol brasileiro. Na Inglaterra, por exemplo, Paul Gascoigne é vigiado até pelos torcedores, pois o jogador é um grande amante das "noitadas", o que vem prejudicando seu desempenho em campo.
Gascoigne, 33, que jogou 57 vezes pela Inglaterra, rompeu contrato com o Middlesbrough na semana passada e assinou com o modesto Everton, time de Liverpool.
De casa nova, Gascoigne admitiu que o Everton e seu dirigente Walter Smith estavam assumindo um grande risco ao contratá-lo:
- Não posso mais me dar ao luxo de decepcionar as pessoas.
Os torcedores da equipe parecem ter levado a sério a declaração, tanto que o jogador foi barrado em um dos maiores clubes noturnos do Reino Unido, o Cream.
A proibição partiu dos proprietários da casa. A justificativa deles é inusitada.
Eles são fãs do time e do velho "Gazza", como Gascoigne é conhecido, e não querem vê-lo fora de forma.
E-mail painelfc.folha@uol.com.br


Texto Anterior: Adriano pede vibração ao Sport
Próximo Texto: Multimídia - Clarín - de Buenos Aires: Duelo dos técnicos marca clássico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.