São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade inicia obras; americanos serão reservas

DA SUCURSAL DO RIO

A notícia da seleção do Rio de Janeiro como organizadora dos Jogos Pan-Americanos de 2007 foi comemorada por diferentes esferas da população.
O presidente da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), Gerasime Bozikis, o Grego, afirmou que a vitória é um passo importante para a ambição da cidade de organizar uma Olimpíada - em referência ao plano do Rio de se candidatar para os Jogos-2012.
"Essa [a escolha do Rio para sediar o Pan] é uma conquista para o esporte brasileiro", disse Grego. "Comprova o excelente nível infra-estrutural que o país pode oferecer para competições desse porte. É o caminho para o Brasil receber os Jogos Olímpicos. Vamos agora juntar todas as forças para fazer o melhor Pan da história."
O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, declarou que os trabalhos para os Jogos serão reiniciados já nesta semana.
O prefeito da cidade, Cesar Maia (PFL), acompanhou a votação ocorrida na Assembléia da Organização Desportiva Pan-Americana, na Cidade do México. Ele deveria distribuir uma declaração sobre a conquista carioca após a conclusão desta edição.

Emergentes
A socialite Vera Loyola comemorou a escolha do Rio como sede do Pan-2007, principalmente pelo fato de que 70% das competições serão realizadas na Barra da Tijuca (zona oeste), bairro onde mora. "Eu já sou a rainha da Barra, agora vou ser também a rainha dos Jogos Pan-Americanos. A Barra vai reinar", disse ela.
Vera não acredita que o problema da violência na capital atrapalhe a realização do evento. Na sua opinião, a criminalidade no Rio tende a diminuir, e a cidade não poderia ser preterida apenas em razão da crise na segurança.
"O Rio é a cidade mais linda do mundo, com gente alegre. Merecia esse presente. Tenho certeza de que uma minoria, que são os bandidos, não será capaz de estragar a festa da maioria", declarou.

San Antonio
Apontada como favorita antes do pleito, a cidade norte-americana terá que se contentar com o sonho de receber os Jogos Pan-Americanos apenas em 2011.
Segundo o acordado na assembléia, San Antonio deverá reapresentar a candidatura, pois, de acordo com o rodízio informal, justamente a América do Norte deverá receber a próxima edição.
Antes da votação, ontem, o jogador de basquete David Robinson, que atua no San Antonio Spurs, da NBA, e o governador do estado do Texas, Rick Perry, discursaram a favor da candidatura.
O político tentou angariar votos ao ressaltar a população de origem latina que vive no estado (cerca de 21 milhões) e o apoio declarado pelo presidente americano George Bush. Segundo o presidente da Odepa, Mario Vásquez Raña, a cidade ficará como suplente para os Jogos de 2007.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Rival apontou violência carioca
Próximo Texto: Cariocas já falam em Olimpíada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.