São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rival apontou violência carioca

DA REPORTAGEM LOCAL

Considerada favorita antes do início da votação, a cidade de San Antonio terá que se contentar com o sonho de receber os Jogos Pan-Americanos apenas em 2011.
Segundo o acordado na assembléia, a cidade deverá reapresentar sua candidatura, pois, de acordo com o rodízio informal, a América do Norte deverá organizá-la daqui a nove anos.
Antes da votação, ontem, o jogador de basquete David Robinson, que atua no San Antonio Spurs, da NBA, e o governador do estado do Texas, Rick Perry, discursaram a favor da candidatura.
O político destacou o baixo índice de criminalidade da cidade, referência direta à violência urbana do Rio. Perry ainda tentou angariar votos ao ressaltar a população de origem latina que vive no Estado (cerca de 21 milhões, afirmou) e o apoio declarado pelo presidente George Bush, cujo prestígio político e econômico foi fundamentado no Texas.
San Antonio tinha ainda como trunfo o fato de apresentar 31 locais de provas já prontos, inclusive uma vila pan-americana (que ficaria na universidade local).
Após a divulgação do resultado, Perry lamentou a derrota. "Estamos muito desapontados". A cidade sonhava organizar a competição desde a década de 80.
Segundo o presidente da Odepa, o mexicano Mario Vásquez Raña, a cidade ficará como suplente para os Jogos de 2007.


Com agências internacionais


Texto Anterior: COB usa FHC, candidatos e terrorismo
Próximo Texto: Cidade inicia obras; americanos serão reservas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.