São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos quer vigiar Romário no Rio

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Vigiar Romário ininterruptamente é a tarefa eleita pelos jogadores do Santos como requisito básico para superar o Fluminense hoje à tarde no Maracanã e confirmar a reabilitação da equipe no Brasileiro-2002 após a vitória por 3 a 0 sobre o Figueirense.
No último encontro com o artilheiro, em março deste ano, em São Januário, a defesa santista o manteve sob controle durante quase todo o jogo, mas cometeu um descuido fatal no final.
Romário aproveitou a falha e fez o gol de empate do Vasco (1 a 1), resultado que sepultou as esperanças de classificação do Santos para a fase semifinal do Rio-SP.
Entre os jovens atletas santistas, cuja média de idade é pouco superior a 22 anos, o tom do discurso em relação a Romário é de quase reverência. "Ele é fora do comum", afirmou Elano, 21. "É um jogador excepcional, decide as partidas", disse Diego, 17.
O técnico Emerson Leão, um dos poucos treinadores que passaram pela seleção sem acumular atritos com Romário, não economiza elogios ao atacante carioca. "A preocupação com o Romário é constante. É um jogador de nível técnico extraordinário, que tem de ser vigiado", declarou.
Para isso, a receita transmitida por Leão para os defensores santistas prevê a observação permanente dos movimentos de Romário. "Não se pode estar ao lado dele olhando para a bola. Tem de olhar para ele", afirmou.
O zagueiro André Luis, que já atuou no futebol carioca, emprestado ao próprio Fluminense, e enfrentou Romário duas vezes (ganhou uma e empatou outra), corrobora a avaliação do treinador e torce para que Leão arme o time com três zagueiros. "Precisaremos ficar ligados nele durante os 90 minutos para não dar espaço. Com três zagueiros, teremos sempre um na sobra", declarou.
A preocupação dos santistas com Romário faz sentido. Artilheiro do Nacional, com quatro gols, o atacante pode marcar hoje seu centésimo gol em Brasileiros.
Depois de dar um susto na torcida anteontem ao faltar do treino, Romário está confirmado na partida. O atacante alegou que não treinou com os companheiros anteontem porque foi a um casamento na noite anterior em Juiz de Fora (MG), com autorização da diretoria do Fluminense.
"Estamos nos acertando. Se vencermos o Santos, o time vai ficar ainda mais forte", disse o atacante, cujo time, que não sabe se terá o volante Marcão, tenta manter a invencibilidade em casa.
Nos dois jogos que disputou no Rio pela competição, o time carioca obteve duas vitórias -Cruzeiro, por 5 a 1, e Grêmio, por 3 a 1.


Com a Sucursal do Rio



Texto Anterior: Coritiba estréia novo uniforme
Próximo Texto: Leão ameaça colocar novato na defesa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.